Veja como é impressionante o design do 2 World Trade Center [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: Veja como é impressionante o design do 2 World Trade Center [vídeo]
Imagem: World Trade Center

Que o atentado terrorista do 11 de setembro às Torres Gêmeas foi um dos momentos mais terríveis para o povo norte-americano, isso é impossível negar. Mas é claro que o país não se deixou abalar pelo caso: desde então, os EUA estão trabalhando duro para reconstruir o World Trade Center – agora com mais prédios e construções ainda mais ambiciosas do que já foram.

Enquanto boa parte das novas estruturas já está em estágio de construção bastante avançada (o prédio principal, por exemplo, foi concluído há algum tempo), porém, o 2 World Trade Center ainda está em seus primeiros passos. De fato, nem mesmo imagens de seu projeto haviam sido reveladas. Mas isso acaba de mudar.

Em um anúncio feito pelo site Wired, a Silverstein Properties finalmente revelou renderizações de como será o arranha-céu. Como você pode ver na galeria abaixo, parece que tanta espera não foi à toa: entre todas as estruturas do complexo, o 2 World Trade Center traz o design certamente mais inovador e incomum.

Um pouco do velho e do novo

Sua arquitetura geométrica, criada por Bjarke Ingels, impressiona por uma aparência que, de um lado, se mostra conservadora como os antigos prédios do World Trade Center. Vendo por outro ângulo, porém, temos um prédio totalmente irregular, que mais parece ser composto por uma série de “caixas” de tamanhos diferentes empilhadas de qualquer jeito uma sobre a outra. E essa, de fato, é realmente a ideia por trás do projeto.

“Nós tentamos incorporar essa dualidade”, explicou Ingels. “Por um lado, é sobre ser respeitoso e sobre completar o quadro ao redor do memorial, e do outro lado é sobre revitalizar o centro de Manhattan e fazê-lo um lugar vivo para viver e trabalhar.”

A divisão por “caixas” também tem seus propósitos funcionais. Diferente das outras estruturas do WTC, que seguem o mesmo estilo de uma torre comum, cada uma das sete partes do 2 World Trade Center pode ser considerada um prédio separado. Tudo é pensado de maneira que empresas possam criar um design mais fluido e conectado em cada uma das seções, em lugar de manter a divisão por andares.

Como se não fosse suficiente, a estrutura de 408 metros (que faz dela o segundo maior prédio do WTC), ainda conta com enormes terraços arborizados, para ajudar na hora de descanso dos funcionários. E as laterais vazadas de cada sessão do prédio ainda vão contar com enormes placas digitais, que mostram notícias para os pedestres.

Para dar ao público uma impressão ainda melhor de como será o visual do 2 World Trade Center, a Silverstein Properties ainda lançou um vídeo mostrando, com renderizações como será a estrutura em seu interior e exterior. Confira abaixo:

Por fim, vale avisar que o prédio deve demorar um bom tempo até estar pronto – o que não é surpresa, considerando que ele traz um dos projetos mais ambiciosos do complexo e que sua construção só está começando realmente agora. Se tudo correr como planejado, o 2 World Trade Center deve ser concluído apenas em setembro de 2021, no vigésimo aniversário dos ataques.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.