Ainda que as câmeras de celulares estejam ficando cada vez mais poderosas ou que você use uma DSLR para capturar e postar suas – nada humildes – fotos na web, é praticamente impossível resistir à tentação de aplicar um filtro para dar uma incrementada no material final antes de publicá-lo no Instagram ou Flickr, não é? Os efeitos podem ser adicionados em poucos segundos, diretamente do smartphone, e geralmente dão uma valorizada na imagem. Mas será que isso funciona na hora de angariar likes? Segundo o Yahoo!, sim.

Ame-os ou odeie-os, os filtros fotográficos se tornaram uma grande sensação entre donos de dispositivos mobile de todo o mundo, trazendo vida a uma foto meio capenga ou deixando uma belo clique com uma aura duvidosa – dependendo da sensibilidade artística da pessoa. Popularizado pelo Instagram, o recurso já foi avaliado para traçar um perfil do público e até ganhou reforços recentemente. Um estudo do Yahoo! Labs se aprofundou ainda mais no assunto e revelou que imagens editadas podem aumentar o engajamento dos usuários.

Conforme postado no blog oficial dessa divisão da empresa, uma pesquisa envolvendo 7,6 milhões de fotos postadas através do app do Flickr mostrou que fotos com filtros têm 21% mais chances de serem visualizadas em comparação às figuras originais e também que são 45% mais propensas a receber comentários na plataforma. Ainda assim, parece que não basta sair sentando o dedo em todas opções e colocar tudo no máximo para sair coletando fãs por todo o globo. É preciso ser comedido com as alterações para fazer sucesso.

O primeiro clique é a foto original. Ao seu lado, é possível conferir a imagem com o aspecto considerado ideal para conquistar o público. Na linha de baixo, o tom "dark" e azulado mostra uma obra que não faz tanto sucesso.

Conforme divulgado pelo estudo, é quase instintivo o modo como fotógrafos profissionais usam filtros que fazem pequenas correções de constraste e exposição, mas que não desfiguram a imagem, enquanto os amadores aplicam efeitos bem pesados que saturam as cores e mudam todo o visual da obra para tentar criar algo único. Pelo que se pôde observar, fotos que recebem ajustes moderados e apresentam tonalidades mais quentes são as peças ideais para atrair a atenção de um público em potencial.

Assim, da próxima vez que você for postar aquele lindo cenário clicado na sua última viagem, melhor pegar leve nos filtros muito azulados ou que deixem a fotografia com uma aparência muito sombria – pelo menos se quiser que ela seja curtida por alguém.

Cupons de desconto TecMundo: