Agora, digam xis: teste cego coloca à prova as melhores câmeras de celular

2 min de leitura
Imagem de: Agora, digam xis: teste cego coloca à prova as melhores câmeras de celular
Imagem: PhoneArena

O Mobile World Congress 2015 vem deixando o público babando com as novidades e produtos apresentados pelas maiores empresas do setor durante a feira. Entre os destaques do MWC deste ano estão os novos top de linha da Samsung, o Galaxy S6 e o S6 Edge, com câmeras de qualidade ímpar, que renderam até uma cutucada por parte da Apple. Enquanto não temos esses lançamentos no mercado, o site polonês Teleguru pegou oito dos aparelhos mobile mais quentes da indústria para ver qual possuiu a câmera com melhor qualidade de imagem.

A página resolveu fazer uma seleção dos melhores dispositivos das grandes empresas para um teste extensivo, com centenas e centenas de fotos tiradas durante uma semana no ensolarado Marrocos. De posse de produtos como iPhone 5S, iPhone 6, HTC One M8, LG G3, Lumia 1020, Galaxy Note 4, Xperia Z1 Compact e Xperia Z3, a equipe do site se separou para registrar cenas e situações corriqueiras encontradas pela maioria dos usuários.

Luz intensa, captura de imagens à noite e fotografias tiradas em ambientes fechados estão entre os desafios encarados pelos celulares. Para garantir que os testes fossem padronizados e justos, a galera do Teleguru escolheu por fazer as fotos com os aparelhos apoiados em tripés e na configuração automática – modo selecionado por grande parte do público para fazer seus cliques. Ao final do teste, as imagens foram entregues para seis fotógrafos poloneses renomados para darem o veredito final sobre quem é o melhor entre os melhores.

Cego, sim, mas de olhos bem abertos

As imagens não foram apresentadas com nenhuma identificação sobre qual aparelho havia capturado cada uma delas, fazendo com que os profissionais tivessem que se apoiar no que na sua experiência para escolher – e pontuar – as que achassem melhores. É possível ver que alguns modelos receberam 0% na contagem das fotos, tanto nos testes separados como no geral, isso porque o sistema escolhido só pontua aqueles que foram escolhidos pelos participantes para ficarem nas três primeiras posições entre os oito dispositivos.

Confira abaixo como as câmeras mobile de saíram nos testes cegos e o ranking final montado pelo site com base na votação.

Fotos diurnas:

1. Balanço de branco e detalhes

2. Condições perfeitas, luz do sol forte

3. Fotos contra o sol (HDR)

4. Detalhes e contrastes na sombra

5. Dia nublado

Fotos noturnas:

6. Detalhes e cores em locais com iluminação artifical

7. Balanço de branco e detalhes sob luz fluorescente

8. Flash – potência, detalhes, cores e ruído digital

9. Luz incandescente misturada com luz natural

10. Diversos tipos de iluminação artificial a diferentes distâncias

Escolha dos profissionais:

  • 1. Samsung Galaxy Note 4 – 33.57%
  • 2. Apple iPhone 6 – 21.66%
  • 3. Apple iPhone 5S – 14.29%
  • 4. Nokia Lumia 1020 – 13.57%
  • 5. LG G3 – 8,33 %
  • 6. Sony Xperia Z3 – 7.15%
  • 7. Sony Xperia Z1 Compact – 1.43%
  • 8. HTC One M8 – 0.00%

Pode não se muita surpresa para quem já acompanha as notícias periódicas sobre as câmeras dos aparelhos mobile, mas o Galaxy Note 4 da Samsung ainda dá conta do recado e debulha a concorrência quando o assunto é qualidade de imagem. O iPhone 6 não deixa por menos e abocanha outra parte dos votos, garantindo o segundo lugar e deixando mais aliviado o coração dos fãs da Apple. A decepção fica por conta do HTC One M8, que não conquistou os especialistas com sua tecnologia de Duo Lens.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.