Como recuperar suas fotos perdidas no iPhone, Android e outros dispositivos

2 min de leitura
Imagem de: Como recuperar suas fotos perdidas no iPhone, Android e outros dispositivos

Você acabou de chegar daquela viagem maravilhosa em família e bateu mais de 400 fotos com seu smartphone. Porém, por causa de algum pequeno erro, você sem querer apagou e perdeu todas essas imagens. Calma, não se desespere: há solução.

Algumas aplicações e truques podem te ajudar a reaver estas fotos. Não importa se você tem um smartphone iOS ou Android, agora você conseguirá de volta seus registros tão queridos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Recuperando fotos: cartão de memória

Se os arquivos que você perdeu estavam dentro de um cartão de memória, você pode usar programas como o PhotoRec. Veja o passo a passo abaixo.

Primeiro passo: Conecte seu cartão de memória no computador e execute o PhotoRec.

Segundo passo: Escolha seu cartão de mídia na lista e aperte "Enter".

Terceiro passo: Selecione a opção FAT32 pressionando a tecla "Enter", então escolha "Other" e "Enter" novamente.

Quarto passo: Agora você terá duas opções, "Free" ou "Whole". Escolha "Free" para buscar arquivos deletados. Se você achar que seu cartão está danificado, selecione "Whole".

Quinto passo: Escolha alguma pasta para salvar seus arquivos e aperte "C" para confirmar. Depois disso, o processo de recuperação será iniciado.

Recuperando fotos: iOS

Com o iOS 8, ficou fácil recuperar fotos deletadas no seu iPhone ou iPad. Vá para o app de fotos do seu iGadget e siga os passos abaixo.

Primeiro passo: Escolha "Álbuns" na barra de ferramentas de baixo. Desça a lista e toque em "Recentemente apagado". Como o nome sugere, aqui estarão fotos e vídeos perdidos.

Segundo passo: Achou a foto que queria? Toque nela e selecione "Recuperar" para colocá-la de volta em algum álbum ou "Delete" para apagá-la permanentemente.

Mas cuidado com a confiança neste processo: o iOS armazena as fotos e vídeos apagados nos últimos 30 dias.

Recuperando fotos: Android

Se você tem um Android, provavelmente utiliza um micro SD com grande capacidade de armazenamento. Por isso, o processo é um pouco diferente. Você pode usar o PhotoRec, como mostrado antes, mas vamos apresentar outro programa: o Kvisoft Data Recovery — gratuito para Mac e Windows.

Primeiro passo: Procure o "build number" do seu smartphone. Vá em "Configurações", "Sobre o celular" e então "Build Number". Toque algumas vezes em cima e você receberá uma mensagem dizendo "Agora você é um desenvolvedor!". Volte para as "Configurações", vá em "Opções de Desenvolvedor" e ligue o "USB debugging".

Segundo passo: Após abrir o programa Kvisoft, conecte seu smartphone ao PC via cabo USB. Então selecione "Multimedia/Mobile Device" no menu principal.

Terceiro passo: Na próxima tela, escolha o seu celular para escanear arquivos e aperte "Start".

Quarto passo: Assim que o escaneamento terminar, as imagens serão apresentadas para você selecionar quais quer de volta. Após a escolha, clique em "Recovery" e pronto!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.