Padrões de beleza de vários países são revelados em projeto com Photoshop

1 min de leitura
Imagem de: Padrões de beleza de vários países são revelados em projeto com Photoshop
Imagem: BuzzFeed

Qual é o padrão de beleza feminina em cada país? Pouca maquiagem, nenhuma maquiagem, sobrancelhas bem desenhadas ou não, cor dos olhos e cabelos, pele clara ou mais bronzeada — em todo o mundo as preferências das mulheres em relação à beleza podem ser muito distintas e curiosas quando comparadas entre si.

Pensando nisso e percebendo a quantidade de pessoas que trabalham com o programa de edição de imagens, Photoshop, no mundo inteiro, a jornalista norte-americana Esther Honig resolveu criar um projeto bastante interessante.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Tudo começou quando Esther estava trabalhando como gerente de mídia social para uma pequena empresa. Nessa época, seu chefe lhe apresentou o Fiverr, um site internacional de freelancers em que é possível contratar profissionais de todo o mundo para executar praticamente qualquer tarefa que se possa imaginar.

Enquanto navegava no site, a jornalista percebeu a prevalência daqueles oferecendo habilidades de Photoshop. "Imediatamente me ocorreu que neste conjunto de trabalhadores, cada indivíduo tinha uma preferência estética particular da sua própria cultura", disse Honig ao BuzzFeed. E assim nasceu a ideia do projeto Before & After (Antes & Depois).

Para concebê-lo, ela enviou uma fotografia dela mesma inalterada (e de cara limpa) para mais de quarenta especialistas em Photoshop em cerca de 25 países e mandou a todos a mensagem “Me deixe bonita”, a fim de perceber como os padrões de beleza são diferentes em várias culturas.

Esta é a imagem original e sem retoques da jornalista Esther Honig

Esther contou que ficou em choque com os padrões exagerados vistos nas imagens que correspondiam a alguns países, percebendo o quanto drasticamente algumas das fotografias foram alteradas: "O que eu aprendi com o projeto é isso: o Photoshop pode nos permitir alcançar os nossos padrões inatingíveis de beleza, mas quando comparamos essas normas à escala mundial, conseguir o ideal continua a ser ainda mais ilusório”, disse.

Confira na galeria abaixo algumas das imagens de Esther alteradas por usuários de Photoshop de vários países. Vale lembrar que algumas nações têm várias imagens de diferentes artistas. O resultado é surpreendente.

Via MegaCurioso

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.