Fotografias de satélite não são grande coisa nesta era em que o Google Maps se tornou uma ferramenta presente no cotidiano de todos. Pelo menos é o que podemos pensar até encontrarmos sites como o Daily Overview, que uma vez por dia publica imagens que se destacam por sua beleza, estranheza ou capacidade de ilustrar um pouco a história de como o nosso mundo acabou ficando com a aparência que está.

A página foi iniciada por Ben Grant em dezembro de 2013. Segundo ele, a inspiração veio de um vídeo em que astronautas descreviam a sensação de observar a Terra a partir do espaço. “Aquela gravação vem sendo tremendamente influente na forma como eu penso sobre o nosso planeta e o impacto que todos tivemos sobre ele”, afirmou ele durante uma entrevista.

Para fazer suas postagens, Grant procura as imagens no Apple Maps e dá alguns retoques para fazer com que as cores normalmente pálidas das fotos de satélites fiquem mais vívidas. A ideia do site pode parecer similar a do Earth Observatory da NASA, mas enquanto este se concentra em geologia e no mundo natural, o Daily Overview é mais voltado para locais onde os seres humanos impactaram os cenários – para melhor ou para pior.

“A menos que você passa a maior parte do seu tempo dentro de um avião, não tem como apreciar a beleza e a complexidade das coisas que construímos e dos sistemas que desenvolvemos, ou mesmo o impacto irreversível que tivemos no nosso planeta”, afirmou.

A área urbana planejada de Brasília e suas cidades-satélite

A arte da escolha

Questionado sobre os motivos que o levaram a usar o Apple Maps no lugar do Google Maps, Grant afirmou que sua escolha se deve à presença de ferramentas no sistema da Maçã que proporcionam um controle maior quando uma imagem é produzida, como o controle de orientação da foto, por exemplo.

A escolha das imagens publicadas no Daily Overview não acontece ao acaso, com cada figura envolvendo um processo trabalhoso para ser selecionada. Primeiramente, a equipe do site pensa em lugares onde a humanidade marcou o planeta de alguma forma e, com uma ideia em mente, passa à pesquisa para identificar as locações – e suas respectivas coordenadas, é claro.

Segundo Grant, a parte da pesquisa é a mais demorada, pois muitas vezes é difícil encontrar lugares que retratem com força o conceito desejado. “Você pode acabar se encontrando em meio a uma busca de cinco horas para achar um moinho ou levar o dia todo para encontrar uma plantação de óleo de palma que não esteja obscurecida por nuvens – ambos o casos aconteceram realmente”, disse.

Estufas de plástico nas planícies e vales da Almeria, na Espanha

Enchendo os olhos

Todas as imagens presentes no Daily Overview possuem elementos interessantes, o que torna difícil selecionar as mais bonitas para listar aqui. Ainda assim, você pode conferir ao longo do texto e mais abaixo algumas das que mais chamaram a nossa atenção.

Cratera de Sedan, criada por uma explosão nuclear no estado norte-americano de Nevada

Ilhas Palm e Hibiscus nas praias de Miami, nos estado norte-americano da Flórida

Desenvolvimentos agrícolas na região de Addis Ababa, na Etiópia

Reservatório Brock, criado artificialmente na Califórnia, nos Estado Unidos

Pátio de trens Inman Yard, na cidade norte-americana de Atlanta, na Georgia

Arco do Triunfo, na cidade de Paris, França

Desflorestamento na selva amazônica

Cemitério de Nuestra Señora de La Almudena, em Madrid, na Espanha

Estação de energia nuclear de Turkey Point, na Flórida, EUA

Barcos amarrados flutuando no reservatório New Ballards Bar no estado norte-americano da Califórnia

Caso queira checar o resto, basta acessar o site clicando aqui. Gostou das imagens? Deixe sua opinião nos comentários.

Cupons de desconto TecMundo: