Google Camera: como editar a intensidade de blur nas fotos de seu Android

2 min de leitura
Imagem de: Google Camera: como editar a intensidade de blur nas fotos de seu Android

Recurso disponível para Android 4.4 (KitKat).

O aplicativo Google Camera, recurso disponível a smartphones e tablets com Android 4.4 (KitKat), oferece a seus usuários opções bastante dinâmicas. A opção “foto durante vídeos” foi reinserida na mais recente versão do app – saiba mais sobre esta ferramenta aqui. Mas o que tem chamado a atenção de quem gosta de editar imagens é o recurso “Lens Blur”. Capaz de borrar determinados pontos das fotos, o efeito pode fazer com que um ou outro objeto ganhe destaque em cena.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Dessa forma, não somente um efeito estético de fato bonito pode ser ativado por meio do aplicativo; você pode salientar certos planos e deixá-los, assim, ainda mais evidentes. Utilizar o “Lens Blur” é bastante fácil. Acompanhe estas dicas:

Passo 1 – Tire uma foto

Ative seu Google Camera e tire então uma foto. Mas atenção: se o objetivo é aplicar o efeito de blur sobre as imagens, uma cena composta por mais de um plano deve ser capturada. Vale dizer, nesse sentido, que, se várias camadas de profundidade forem clicadas, a edição às custas de “Lens Blur” poderá dar destaque para diversos pontos da foto.

Capture uma foto e acesse a galeria por meio do aplicativo.

Acesse agora a galeria de imagens por meio de seu aplicativo – depois de batida a foto, basta arrastar o dedo da extremidade direita para o centro da tela. Toque sobre a imagem que deverá ser editada e siga então adiante rumo à aplicação do efeito.

Passo 2 – Aplique o efeito

Acionadas as ferramentas de edição, é hora de aplicar o efeito “Lens Blur”. Selecione, da esquerda para a direita, a segunda opção – botão que se parece com o diafragma de uma lente fotográfica. Feito isso, uma barra horizontal vai aparecer: clique sobre um ponto da imagem para determinar o “foco” e regule a intensidade do blur através do controlador.

Regule a intensidade do efeito por meio da barra horizontal.

É importante deixar claro que esta ferramenta aplica somente o efeito “blur” (“borrão”, em tradução livre) à foto. Não significa, portanto, que o “foco” da imagem será alterado – este é um efeito que pode ser aplicado somente durante o processo de captura, uma vez que ele exige o ajuste dos anéis da lente em função do objeto fotografado (o que é fisicamente feito não pode, portanto, ser alterado).

Existem, deve-se dizer, softwares que emulam o efeito de desfoque em fotos – o "Lens Blur", porém, aplica um efeito de borrão em pontos, o que dá a impressão de alteração de foco.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.