Você pode pensar que as imagens que ilustram este artigo foram feitas com algum tipo de software de criação 3D ou até mesmo com truques de Photoshop, mas o trabalho de Markus Reugels vai muito além da manipulação de imagens. Para ter o resultado perfeito, ele conta com equipamentos que você provavelmente jamais imaginou ter em casa.

O fotógrafo alemão usa gotas de água e tinta para criar os efeitos, mas, para isso, é preciso um estúdio adaptado e inúmeras tentativas, até que as formas sejam feitas. Agora, Reugels figura um vídeo em que mostra todo o processo para criar as fotografias, desde o mecanismo de disparo da câmera até o sistema que lança as gotas em objetos ou espelhos d’água.

(Fonte da imagem: Divulgação/Markus Reugels)

O fotógrafo usa flashes com filtros coloridos para criar a iluminação em algumas imagens e colorir o fundo da foto. Em alguns casos, Markus aplicou o mapa-múndi ao fundo para que a projeção criasse o efeito de pequenos mundos nas gotas. Os flashes são modificados para que a intensidade da luz se adapte às necessidades de cada imagem.

No vídeo, Reugels conta que começou o projeto há cerca de três anos, quando estava procurando por referências para o trabalho e ficou fascinado por imagens feitas com gotas. O equipamento do fotógrafo conta com três válvulas para o lançamento de gotas, posicionados de forma que a gota principal possa ser atingida por outras duas.

(Fonte da imagem: Divulgação/Markus Reugels)

Para controlar as gotas, Markus usa um microprocessador Arduino. O fotógrafo tem total controle sobre as válvulas e os flashes para que o disparo seja feito no milissegundo exato. Você pode conhecer o trabalho completo do artista em sua página no Flickr.

Fontes: Flickr, PetaPixel

Cupons de desconto TecMundo: