Android: como criar fotos panorâmicas

2 min de leitura
Imagem de: Android: como criar fotos panorâmicas

Com a evolução do Android, vários aplicativos nativos receberam melhorias importantes. A câmera, por exemplo, passou por uma verdadeira transformação desde a primeira versão do sistema operacional para a atual.

O Ice Cream Sandwich possui, por exemplo, a possibilidade de tirar fotografias panorâmicas rapidamente, sem precisar instalar nada. Usando apenas o aplicativo nativo de câmera, você consegue resultados impressionantes, o que nas outras versões só é possível com a utilização de apps externos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Tirando fotos panorâmicas com o ICS

Abra o aplicativo nativo de câmera do seu celular ou tablet com o Android Ice Cream Sandwich para encontrar a função panorâmica. No canto inferior direito da tela existe um botão com o ícone de uma câmera — clique ali. Três opções são abertas e você precisa escolher a última, que é um ícone de uma fotografia estendida. Veja o vídeo a seguir que mostra como fazer isso (a partir de 00’18’’):

No modo panorâmico, basta apertar o botão verde e mover o celular para o lado, em linha reta, capturando todo o ambiente que você desejar. Perceba que ele mostra na parte de baixo o percurso completado e para automaticamente quando chegar ao fim. Se você quiser encerrar a foto antes, aperte novamente o botão verde.

Espere alguns segundos enquanto a fotografia é processada pelo seu celular e pronto! Sem nenhuma necessidade de edição posterior, você já tem uma imagem panorâmica que pode mostrar grandes paisagens, ambientes inteiros e um grupo grande de amigos.

Espere o processamento automático da imagem. (Fonte da imagem: Reprodução/Google)

Usando um aplicativo externo

Se você ainda não possui um aparelho com o Android ICS, pode utilizar um app externo para tirar fotografias panorâmicas com o seu celular. Existem vários programas no Google Play que prometem fazer isso — alguns gratuitos e outros pagos, como o Pano.

Imagem do aplicativo Pano. (Fonte da imagem: Reprodução/Pano)

Um exemplo bom de aplicativo gratuito é o Photaf, que cria fotografias panorâmicas automáticas e conta com um sistema que avisa quando você está inclinando a câmera demais, o que pode causar problemas na hora da montagem.

O modo manual também não é difícil de ser usado e é ótimo para quem quer se divertir tirando fotografias panorâmicas rapidamente. A qualidade deixa um pouco a desejar, porém é uma boa alternativa para quem não quer pagar pelo programa.

Modo automático do Photaf (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Se você quiser outras opções de aplicativos, clique aqui e conheça algumas ferramentas que podem ser exatamente o que você procura. Alguns aplicativos pedem edição posterior e outros possuem a possibilidade de simplesmente mover a câmera e receber uma fotografia já recortada e editada para compartilhar com os seus amigos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.