Patente da Nikon ajuda a criar imagens com efeito panning

1 min de leitura
Imagem de: Patente da Nikon ajuda a criar imagens com efeito panning

(Fonte da imagem: Reprodução/Flickr - Milo Baumgartner)

Você conhece a técnica de panning? Se você nunca ouviu falar no nome, provavelmente já deve ter visto imagens assim, como a que ilustra este artigo. O objeto em movimento fica em foco, enquanto todo o fundo aparece fora de foco. A técnica não é das mais simples de serem feitas e exige boa experiência e equipamento, caso contrário, o resultado não é satisfatório.

Agora, uma nova patente da Nikon promete acabar com os problemas: efeitos digitais poderão ser usados para criar o panning de forma automática em fotografias. Com a ferramenta, você não vai ter muito trabalho para ver um resultado perfeito, já que ele encaixa duas fotografias feitas ao mesmo tempo, usando duas velocidades do obturador nos cliques simultâneos.

O objeto em movimento é fotografado com maior velocidade, fazendo com que fique em foco e é sobreposto posteriormente ao fundo, que é capturado com velocidade baixa, deixando o resultado praticamente perfeito. Ainda não existe previsão para que a tecnologia chegue ao mercado.

Fonte: Peta Pixel

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.