Instagram: 7 dicas para melhorar o uso do aplicativo

4 min de leitura
Imagem de: Instagram: 7 dicas para melhorar o uso do aplicativo

(Fonte da imagem: Reprodução/Instagram)
Quase um “Photoshop portátil” no celular. É dessa forma que muitos explicam o que seria o Instagram — o aplicativo que vem conquistando milhões de adeptos desde seu lançamento em 2010.

Com certeza, ele não apresenta todos os diversos recursos e capacidades do editor de imagens da Adobe, mas se destaca por ser uma das formas mais práticas de se capturar uma foto e, em poucos toques, acrescentar efeitos e molduras.

Além disso, o número de adeptos ao Instagram cresceu consideravelmente nos últimos tempos, quando o aplicativo foi transferido para o Android. Sua fama é tão grande que este app também conquistou o Facebook, sendo comprado por Mark Zuckerberg pelo singelo valor de um bilhão de dólares.

Como muitos podem estar iniciando no universo do Instagram, o Tecmundo listou algumas dicas que são capazes de fazer com que ele se torne ainda mais eficiente. Os resultados são boas fotos e, consequentemente, a maior integração com outros adeptos da rede social do aplicativo. Confira:

1 - Iluminação

É fato que a câmera de um smartphone não possui todas as capacidades oferecidas por uma câmera fotográfica. Além disso, algumas fotos podem ser prejudicadas quanto a alguns problemas decorrentes da combinação “celular + fotografia”, como a dificuldade de se controlar o excesso de luz em uma imagem, por exemplo.

No entanto, é possível trabalhar essas questões de forma positiva — basta fazer com que os recursos do celular fiquem a seu favor.

(Fonte da imagem: Reprodução/@seriesofclicks)
Assim, você pode (e deve) soltar a imaginação com a iluminação, utilizando-a de todas as maneiras que o aparelho possa oferecer — como modificar o nível e o tempo de exposição, usar o flash, entre outros recursos. Com os ingredientes combinados harmoniosamente, uma foto que teria tudo para dar errado pode se tornar interessante e criativa.

2 - Zoom

Se você quiser capturar um pequeno detalhe — como uma parte de um objeto ou mesmo um inseto, por exemplo —, tente não utilizar o zoom da câmera do seu smartphone, se puder.

(Fonte da imagem: Reprodução/@worksology)
Por mais contrária que essa ideia possa parecer (afinal, qual outra função do zoom se não aproximar os itens para fotografá-los?), infelizmente, esse recurso pode distorcer as fotos em certos casos.

Assim, a melhor opção é ficar em posições que deixem a câmera do seu aparelho o mais próximo possível da peça que será fotografada — mesmo que isso signifique ficar em uma posição desconfortável, mas é bem provável que o resultado vai valer a pena.

3 - Statigram

Coloque e veja todas as suas imagens do Instagram em uma única janela através do Statigram: um site que permite o gerenciamento da sua conta no Instagram sem muitas complicações.

(Fonte da imagem: Reprodução/Statigram)
Além disso, ele também disponibiliza os dados estatísticos da sua conta, como o número de “Likes” e comentários recebidos, quais fotos tiveram maior aprovação, os cinco filtros que você mais usou, quais contas foram as mais acessadas por você, entre outros.

Trata-se de uma boa ferramenta para gerenciar todas as suas ações no Instagram e acompanhar as tendências do aplicativo — como quais filtros estão sendo mais usados, os estilos de imagens mais comuns etc.

4 - Tags

Como no Twitter, o Instagram permite a utilização de tags (ou etiquetas). Mesmo sendo um recurso de categorização das imagens, saber empregá-lo corretamente pode trazer mais vantagens do que se imagina. E ganhar popularidade é uma delas.

(Fonte da imagem: Reprodução/@karaannbanana)
As tags são uma ótima maneira de chamar a atenção de alguém. Por isso, use quantas você conseguir. É um sistema simples e inteligente para aumentar suas chances de ser visto por outras pessoas, além de fazer com que as imagens recebam mais curtidas e comentários. Tudo porque elas foram bem classificadas, ajudando na procura e distinção dos tipos de fotografias que cada pessoa gosta.

5 - Interação

Outra forma de aumentar a interação no Instagram está em saber utilizar positivamente os comentários e as legendas das fotos.

(Fonte da imagem: Reprodução/@alexanderpavone)
Assim, sempre que for oportuno, é importante acrescentar as tags de nomes de usuários (exemplo: @manolobaixaki) para se referir a alguma pessoa na apresentação de uma imagem ou mesmo para responder os comentários de uma forma mais direta.

Utilizando esse sistema, a interação fica mais pessoal e garante que outros seguidores acessem as páginas das pessoas marcadas — o que também pode acontecer com você quando for marcado em outras contas.

6 - Estabilidade

Essa dica serve não só para o uso do aplicativo, mas para todos os aparelhos capazes de fotografar: mesmo com as tecnologias que ajudam a evitar uma imagem tremida, é sempre importante colocar o dispositivo em uma superfície fixa para que ele (e a foto, por sinal) fique estável.

(Fonte da imagem: Reprodução/@tonyhawk)
Assim, as chances da sua imagem sair borrada ou trêmula são reduzidas — algo que, geralmente, ajuda na obtenção de um bom resultado fotográfico.

7 - Dicas de aplicativos

Com nomes bem sugestivos — como o Instagram Tips (Dicas de Instagram), para iOS —, alguns aplicativos foram criados com o único objetivo de ajudar as pessoas a utilizar melhor todas as ferramentas da rede social do Instagram.

(Fonte da imagem: Reprodução/Instagram)
Além disso, o próprio site oficial do aplicativo oferece alguns truques básicos para facilitar o uso do app, auxiliando os ingressantes e veteranos do Instagram a aperfeiçoarem seus conhecimentos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.