Quando pensamos em concursos fotográficos, imaginamos fotos feitas por profissionais renomados, viajados e já premiados em outros eventos. Mas e se os fotógrafos em questão fossem crianças que, através das lentes de suas câmeras, conseguissem mostrar suas perspectivas curiosas do mundo?

A National Geographic recentemente anunciou as imagens vencedoras do concurso internacional que promove anualmente para fotógrafos mirins, com idades entre seis e 14 anos. Os resultados são de deixar Sebastião Salgado e Jorge Bispo de cabelo em pé. Confira a seguir:

1 – Dewi Baggerman, que tem 11 anos e mora na Holanda, ficou em primeiro lugar

2 – Jennifer Jayne Evans Koubatis é da Holanda também, tem 10 anos e levou uma menção honrosa por esta imagem maravilhosa

3 – O segundo lugar ficou para Piers Nicklin, que tem 12 anos

4 – Menção honrosa a esta imagem feita na Indonésia por Devananda Hardi, de apenas 7 anos de idade

5 – Alexia Saigh, de 14 anos, fez este registro lindo da cidade Ceský Krumlov, da República Checa

6 – Primeiro lugar na categoria “estranho, mas verdadeiro”, a fotografia de Pan Yinzhi, que é da China e tem 13 anos de idade

7 – Esse beijinho rendeu a Frey Youssef, que tem 12 anos e é dos EUA, o segundo lugar na categoria “animais fantásticos”

8 – O primeiro lugar na categoria “estranho, mas verdadeiro” ficou para Kate Anderson, que tem 12 anos

9 – O primeiro lugar em “animais fantásticos” ficou para Maj Kastelic, da Eslovênia, e que tem 13 anos de idade

10 – Mais um classificado na categoria “animais fantásticos” – o clique foi de David Hopkins, de 13 anos

11 – Os portões místicos de Riley Harlan, de 12 anos de idade, ficaram em primeiro lugar na categoria “desafio a explorar”

12 – O primeiro lugar em “férias selvagens” foi de Sanya Jain, que tem 12 anos de idade e vive na Índia

13 – Mais uma classificada em “férias selvagens”. A foto é de Ryan Hughes, dos EUA, que tem 13 anos de idade

14 – Segundo colocado em “estranho, mas verdadeiro”, esse basquete embaixo da água. A foto é de Josephine Goldman, de 13 anos de idade

Fugindo da nossa expectativa adulta de vermos imagens de bichinhos e brinquedos, essas crianças nos mostraram que sabem enquadrar olhares com maestria, talento e profissionalismo.

Esse tipo de concurso nos faz lembrar também que crianças são, certamente, os seres mais criativos de todos, especialmente por não colocarem tantas barreiras entre o que esperam e o que produzem de fato. Pelo visto, somos nós que temos o que aprender com elas, não apenas em termos de fotografia, mas também de ousadia e criatividade.

Cupons de desconto TecMundo: