Dirigir e utilizar o celular é ao mesmo tempo difícil, ilegal e perigoso. Contudo, algumas empresas e montadoras têm criado soluções para que o motorista possa acessar funcionalidades específicas do dispositivo enquanto conduzem o veículo, sem a necessidade de desviar o olhar ou ter uma das mãos ocupadas.

A Ford implantará na linha de veículos 2015 1.6 como item de série a tecnologia AppLink, antes exclusiva dos veículos Novo Ka, Novo Ka+, EcoSport e Ranger. O recurso é conectado com um aplicativo da própria montadora por Bluetooth, permitindo que o usuário acesse uma pequena lista de aplicativos utilizando apenas a sua voz. Atualmente, o app está disponível para Android, iOS e BlackBerry.

Facilitadores, não navegação por voz

Os apps compatíveis são relativamente simples, como o Spotify e Wall Street Journal, demonstrando que a tecnologia não foi feita para uma navegação completa pelo smartphone, e sim para ajudar a realizar algumas funções mais simples. Além disso, o AppLink permite que o motorista atenda ligações e responda SMS.

O grande destaque vai para o New Fiesta, que, além de embarcar todos os recursos anteriores, possui também uma ferramenta extra. Caso os airbags sejam acionados ou o combustível seja cortado, a tecnologia embutida no veículo entenderá a informação como um acidente automotivo e realizará automaticamente uma ligação para o SAMU (192).

Cupons de desconto TecMundo: