Ford anuncia seu próprio sistema de anticolisão para reduzir atropelamentos

1 min de leitura
Imagem de: Ford anuncia seu próprio sistema de anticolisão para reduzir atropelamentos

A tecnologia de construção dos carros vem melhorando exponencialmente desde o seu surgimento, fazendo com que se tornem mais confortáveis, práticos e seguros. Segurança, inclusive, é um dos fatores-chave que marcam os veículos modernos, já que com o grande número deles em circulação os acidentes também tendem a aumentar bastante. Focando seus esforços nesse quesito, a Ford anunciou hoje (23) o seu próprio sistema automático de anticolisão.

Apesar desse tipo de sistema de frenagem não ser novo – sendo usado já há algum tempo por fabricantes como a Subaru e a Volvo –, quem prefere os carros da Ford acabava não tendo acesso a essa tecnologia. Porém, os fãs da empresa já podem ficar aliviados, afinal, a montadora começa a oferecer a opção do seu Pre-Collision Assist (Assistente de Pré-Colisão) ainda em 2014. O modelo 2015 do sedã Mondeo, que deve ser lançado na Europa até o fim deste ano, será o primeiro veículo da Ford a receber o item de segurança.

O sistema de Pre-Collision Assist usa uma combinação de dados vindos de radares e câmeras na parte frontal do automóvel para detectar pedestres e outros carros à frente. Se um obstáculo do tipo for identificado, o motorista recebe inicialmente um aviso sonoro e visual, e, se não reagir a tempo, a própria tecnologia toma controle da situação: primeiramente aumentando a resposta dos freios, para em seguida brecar por conta, evitando uma possível colisão.

No fim, o assistente anticolisão da Ford precisa de boas condições de clima e iluminação para funcionar plenamente. Então, ainda que o sistema ajude bastante a reduzir as chances de impacto contra outros carros e também atropelamentos, não substitui a atenção constante e o reflexo do condutor – as regrinhas de direção defensiva ainda são válidas.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.