Conheça a fonte EVGA NEX1500 Supernova Classified [vídeo]

6 min de leitura
Imagem de: Conheça a fonte EVGA NEX1500 Supernova Classified [vídeo]

Ter uma fonte de energia de boa qualidade no computador não é apenas um opcional. Um componente de baixo desempenho, além de não alimentar corretamente o sistema, pode levar a máquina a apresentar problemas de superaquecimento e até mesmo danificar as peças.

Os sistemas que utilizam mais de uma placa de vídeo também precisam de energia extra, e mesmo que o hardware esteja cada vez mais bem projetado para economizar energia, em momentos de necessidade — durante um jogo pesado, por exemplo —, não tem outro jeito: ou você fornece a energia que os componentes precisam ou nada não vai funcionar como deve.

Nós já testamos algumas placas de vídeo da EVGA aqui no Tecmundo. Agora, vamos mostrar a NEX1500 Supernova Classified, que é uma fonte de energia de altíssimo desempenho da empresa. Ela fornece 1.500 watts de energia em modo contínuo, com eficiência superior a 90%. Isso tudo para garantir muito mais estabilidade no sistema.

(Fonte da imagem: Divulgação/EVGA)

Se isso ainda não for energia suficiente para você, existe o modo overclock que pode ampliar a potência de saída para até 1.650 watts de energia contínua.

O equipamento também conta com um software de controle para o gerenciamento de suas funções. Trata-se do SuperNOVA, que permite o monitoramento das tensões, do consumo de energia e da eficiência da fonte de alimentação — tudo isso diretamente do desktop.

A NEX1500 é inteira modular, ou seja, os cabos de energia são completamente destacáveis. Além disso, todos os fios são encapados isoladamente, o que garante mais estabilidade e um visual incrível. Para finalizar, a EVGA oferece 10 anos de garantia no produto.

Certificação 80 PLUS GOLD

O que significa essa certificação e qual a vantagem de se ter 90% de eficiência? Isso quer dizer que apenas 10% da energia consumida pela fonte é desperdiçada (transformada em calor) no processo.

Para entender melhor, imagine que uma fonte de alimentação mais simples possua cerca de 70% de eficiência. Caso o seu sistema necessite de 500 watts para funcionar, você estará consumindo cerca de 650 watts da rede elétrica. Ou seja, esses 150 watts a mais que você vai pagar no final do mês quando a conta chegar terão se dissipado completamente no ar.

Com mais eficiência energética você passa a ter um sistema muito mais confiável, além de economizar mais dinheiro com a conta de energia elétrica. Portanto, lembre-se disso na hora de adquirir uma fonte de energia

Conteúdo da embalagem

Assim que abrimos a (grande) caixa da fonte, encontramos dentro dela mais duas outras embalagens: a menor delas carrega a fonte de alimentação propriamente dita, que fica acomodada em um invólucro de tecido; por fora, dois pedaços de isopor seguram a peça no lugar.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Dentro da caixa maior, temos todos os cabos separados por modelo, cada um com uma embalagem plástica individual. Também podemos encontrar os manuais de instruções da fonte e uma bolsa especial para armazenar os cabos sobressalentes depois da instalação da peça.

Design da fonte

O design da fonte é elegante, diferenciando a peça da maioria das fontes de alimentação presentes no mercado. Se você não está acostumado com equipamentos de alto desempenho, vai reparar que ela é mais comprida que as fontes comuns. Isso é necessário para que seja possível acomodar todos os componentes eletrônicos dentro da carcaça.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Na parte de cima, podemos ver o logo da EVGA em relevo próximo à saída do cooler, que fica sob uma grelha também personalizada. Os detalhes em vermelho somados à textura do metal também ajudam a garantir a beleza do material.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

A parte lateral traz uma etiqueta que detalha todas as características e saídas de energia da fonte, além de trazer o nome completo e demais características da peça.

A parte da frente possui uma alça metálica para facilitar o transporte, um conector de energia diferenciado, um switch para controlar o funcionamento dela e uma série de jumpers (ou DIP Switches), que servem para controlar o funcionamento da NEX1500.

A parte traseira da peça exibe todos os conectores de energia, separados por cores. São oito portas para VGA, quatro para SATA, duas para CPU, uma para a placa-mãe e mais duas para periféricos. Além disso, ainda existe um conector USB para ligar a fonte de energia na placa-mãe. Isso é necessário para o controle do software SuperNOVA.

(Fonte da imagem: Reprodução/EVGA)

Os cabos fornecidos pela EVGA são de altíssima qualidade, em especial o cabo de força. E não é à toa: para garantir que a fonte de energia receba os 1.500 watts que ela precisa, é necessário ter uma conexão estável com a rede elétrica.

(Fonte da imagem: Divulgação/EVGA)

Outra vantagem é que os cabos de conexão possuem todos os fios encapados separadamente, garantindo um visual incrível para todos os componentes, além de permitir uma organização muito maior dentro do gabinete.

(Fonte da imagem: Divulgação/EVGA)

Sistemas de proteção e Overclock

A EVGA NEX 1500 possui um modo especial de funcionamento chamado OC Mode. Quando a fonte está conectada a uma rede elétrica de 220 V, ela pode fornecer até 1.650 watts de potência total.

Para garantir que a energia possa ser entregue aos componentes de forma adequada, a fonte precisa ter sistemas de proteção eficientes, como OVP (Over Voltage Protection), UVP (Under Voltage Protection), OCP (Over Current Protection), OPP (Over Power Protection), SCP (Short Circuit Protection) e OTP (Over Temperature Protection).

DIP Switches

A NEX1500 possui diversos modos de funcionamento. Para ajustar as funções de forma mais confortável, o equipamento possui uma série de jumpers na parte de trás que regulam tudo o que a fonte de energia pode fazer, desde trabalhar com uma única linha de energia até sistemas com duas ou mais placas de vídeo ou overclock.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Aplicativo de gerenciamento SuperNOVA

Uma novidade que acompanha a NEX1500 é o software de gerenciamento SuperNOVA. Com ele, é possível controlar todas as funções da placa com facilidade e diretamente a partir do desktop.

(Fonte da imagem: Divulgação/EVGA)

Para fazer isso, a fonte possui uma conexão USB que você liga diretamente na placa-mãe. A partir daí, basta baixar o software gratuitamente no site da EVGA e controlar as funções de forma fácil. O programa permite desde ajustes afinados de voltagem até o controle de rotação do cooler.

Vale a pena?

É difícil alguém precisar de uma fonte de energia tão potente como essa. Apenas quem utiliza no mínimo duas placas de vídeo de última geração precisa de um componente como esse.

Contudo, é importante ressaltar as vantagens da NEX1500.O painel de controle SuperNOVA é um diferencial muito bem-vindo para esse tipo de equipamento, pois confiar apenas nos relatórios da placa-mãe nem sempre é tão eficiente assim, uma vez que pode haver perda nas leituras até a medição exibida pela motherboard. Além disso, controlar as funções através de um painel de controle próprio também é muito interessante.

Os cabos encapados individualmente são um detalhe incrível que acompanha a NEX1500. O acabamento é muito bom e qualquer um que goste de ter um gabinete bem arrumado e agradável visualmente vai se impressionar com a qualidade do material.

Os dez anos de garantia oferecidos pela EVGA já demonstram que não há dúvidas sobre a qualidade do equipamento. Por aí é fácil perceber que a empresa não brincou em serviço na hora de construir a NEX1500.

(Fonte da imagem: Divulgação/EVGA)

O valor da fonte de energia assusta um pouco: mesmo para os padrões americanos ela é considerada cara, custando cerca de US$ 449 (aproximadamente R$ 920, sem impostos). O preço elevado faz com que não seja difícil encontrar modelos concorrentes com a mesma qualidade por valores menores.

Mas se você levar em conta a potência do equipamento, da construção da peça e todas as suas vantagens, acaba sendo um investimento interessante a longo prazo. Pense que dificilmente você vai investir dinheiro em uma nova fonte de energia tão cedo, mesmo que substitua os outros componentes inúmeras vezes nos próximos anos.

Quem já investiu pesado para montar um PC de última geração que carregue uma (ou mais) placas de vídeo de alto desempenho definitivamente não pode se esquecer da fonte de alimentação e, para esses, a EVGA NEX1500 Supernova Classified é uma ótima alternativa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.