Físico diz qual é a solução para que os fios de fones de ouvido não enrolem

1 min de leitura
Imagem de: Físico diz qual é a solução para que os fios de fones de ouvido não enrolem
Imagem: Shutterstock

É impressionante: os fios dos fones de ouvido sempre conseguem (aparentemente, de modo inexplicável) se enrolar. Nós inclusive já publicamos um artigo aqui no TecMundo que procurou trazer algumas explicações e conceitos científicos de por que esses desastres insistem em ocorrer dentro de nossos bolsos, gavetas, mochilas, bolsas e muitos outros locais. Contudo, existe um modo de combater o quase inevitável enrolar dos fios – e é isso que vamos explicar hoje.

O físico Robert Matthews, da Universidade de Aston, em Birmingham, disse que se você prender os fones com dois tipos de cliques em locais estratégicos, os nós poderão aparecer bem menos – tudo o que se deve fazer é um loop com os fios e prender os cabos nas pontas. Apesar de o método não garantir que os fios não se enrolem, é melhor do que nada (e você pode prevenir alguns segundos ou minutos ao tentar desenrolá-los).

De acordo com Matthews, ao formar o loop com os fios você reduzirá o tamanho deles em 50%, o que é bastante. Outro segundo ponto importante é que as extremidades serão inviabilizadas (e elas representam o início do processo involuntário de nós). Você pode entender os dois pontos estratégicos que o físico se refere no desenho abaixo, com pequenos “grampos” que prendem os fios:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.