Hawking no momento da entrevista em que afirma que, pelo visto, acabou de perder 100 dólares (Fonte da imagem: Reprodução/BBC)

Mesmo com praticamente toda a comunidade científica em polvorosa por causa da possível descoberta do Bóson de Higgs pela Cern, ainda assim alguns poderão ser menos “beneficiados” com tal anúncio. Mais especificamente, é de Stephen Hawking que estamos falando — a descoberta da “partícula de Deus” pode ser um grande passo para a Física, mas, se comprovada, irá custar 100 dólares ao professor.

Tudo isso foi resultado de uma aposta feita pelo cientista com um colega e também físico Gordon Kane, o atual diretor emérito da Universidade de Michigan. Em entrevista à BBC, Hawking afirmou que 100 dólares (cerca de 200 reais) foram colocados em jogo quanto à teoria da “partícula de Deus” — para ele, o elemento nunca seria achado.

Mesmo possivelmente perdendo a aposta — a descoberta aponta com 99,99% de certeza que se trata do Bóson de Higgs —, o físico parabenizou as equipes envolvidas com o projeto.

Além disso, ele afirmou que, caso o resultado seja realmente comprovado (alguns testes ainda serão feitos para chegar a uma conclusão definitiva), Peter Higgs — cientista que postulou a existência de uma partícula elementar em 1964 — deveria ganhar o prêmio Nobel de Física por sua contribuição.

Fonte: BBC

Cupons de desconto TecMundo: