Logo TecMundo
Ciência

Vídeo faz uma viagem rápida pelo maior laser de raios X do mundo

Produção formada por mais de mil fotografias revela em 37 segundos vários detalhes sobre o interior do Linac Coherent Light Source.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

schedule04/04/2012, às 08:01

Bastam alguns milionésimos de segundo para que um elétron atravesse toda a extensão do laser de raios X mais poderoso do mundo. Porém, como os seres humanos não conseguem viajar em velocidades tão próximas à luz, uma caminhada pelas instalações do Linac Coherent Light Source (LCLS) exige vários minutos para ser completada.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Um vídeo publicado no YouTube pelos administradores da instalação de 0,8 quilômetro de comprimento revela todos os seus detalhes internos em questão de 37 segundos — tempo obtido pela aceleração da produção, constituída por mais de mil fotografias tiradas por Matt Beardsley. A sensação é a de que estamos fazendo uma viagem por um túnel imenso, cujo fim é totalmente desconhecido: cada vez que o caminho parece se encerrar, uma porta revela a existência de uma nova extensão.

O LCLS usa ímãs para acelerar pulsos de elétrons que atingem 99,9999999% da velocidade da luz. Em seguida, uma espécie de estrada de ferro construída com outros ímãs agita as partículas subatômicas, transformando sua energia potencial em fótons de raios X, o que permite a gravação em câmera lenta de átomos e moléculas em movimento. Além disso, o laser é poderoso o bastante para transformar objetos no tipo de matéria densa e quente normalmente encontrada no núcleo de estrelas e planetas gigantes.

star

Continue por aqui