Vídeo faz uma viagem rápida pelo maior laser de raios X do mundo

1 min de leitura
Imagem de: Vídeo faz uma viagem rápida pelo maior laser de raios X do mundo

Bastam alguns milionésimos de segundo para que um elétron atravesse toda a extensão do laser de raios X mais poderoso do mundo. Porém, como os seres humanos não conseguem viajar em velocidades tão próximas à luz, uma caminhada pelas instalações do Linac Coherent Light Source (LCLS) exige vários minutos para ser completada.

Um vídeo publicado no YouTube pelos administradores da instalação de 0,8 quilômetro de comprimento revela todos os seus detalhes internos em questão de 37 segundos — tempo obtido pela aceleração da produção, constituída por mais de mil fotografias tiradas por Matt Beardsley. A sensação é a de que estamos fazendo uma viagem por um túnel imenso, cujo fim é totalmente desconhecido: cada vez que o caminho parece se encerrar, uma porta revela a existência de uma nova extensão.

O LCLS usa ímãs para acelerar pulsos de elétrons que atingem 99,9999999% da velocidade da luz. Em seguida, uma espécie de estrada de ferro construída com outros ímãs agita as partículas subatômicas, transformando sua energia potencial em fótons de raios X, o que permite a gravação em câmera lenta de átomos e moléculas em movimento. Além disso, o laser é poderoso o bastante para transformar objetos no tipo de matéria densa e quente normalmente encontrada no núcleo de estrelas e planetas gigantes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.