The Fourth Dimension, o aplicativo para iOS que é uma aula de Física

1 min de leitura
Imagem de: The Fourth Dimension, o aplicativo para iOS que é uma aula de Física

(Fonte da imagem: Reprodução/App Store)

A quarta dimensão é um dos conceitos mais complicados de se explicar em toda a Física. Como calculamos e conhecemos tudo em apenas três delas, o conceito acaba sendo abstrato demais até mesmo depois de ler alguns textos na internet. O melhor jeito de ensinar algo assim? Com um aplicativo, claro!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Trata-se do “The Fourth Dimension”, um programa criado por um ex-funcionário da empresa de animação Dreamworks que é obcecado por matemática. Ele planeja uma explicação mais literal para o assunto há cerca de 25 anos, quando viu em um artigo que seria possível representar um objeto 4D virtualmente – mas só agora teve a oportunidade de popularizar sua ideia para dispositivos iOS.

Em forma de livro interativo, o aplicativo começa a explicar cada dimensão com detalhes, para depois mostrar com vários modelos como funciona o 4D. Ele está a venda por US$ 2,99 na App Store e foi acusado de causar algumas dores de cabeça – mas será que é pelo aplicativo em si ou pelas ideias malucas?

Além do nosso alcance

Muito utilizada na ficção científica para falar sobre algo misterioso ou nos cinemas para indicar experiências sensoriais (como filmes com cheiro), a quarta dimensão é um conceito bastante complexo, já que envolve a compreensão de figuras com medidas perpendiculares aos tradicionais comprimento, altura e largura.

O tesserato. (Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia)

O tesserato (hipercubo de quatro dimensões) é a forma geométrica mais conhecida na hora de demonstrar como seria esse plano sensorial em nossa realidade. Pelo jeito, o "The Fourth Dimension" parece mesmo o melhor negócio.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.