Inspecionar os 27 km de túneis do LHC é fácil: basta chamar o robô TIM

1 min de leitura
Imagem de: Inspecionar os 27 km de túneis do LHC é fácil: basta chamar o robô TIM

O LHC – ou, para nós, Grande Colisor de Hádrons – é uma das estruturas mais complexas já criadas pela humanidade. Com 27 km de extensão, o laboratório construído pela CERN é simplesmente o maior acelerador de partículas do mundo e faz, desde 2008, testes com colisões de prótons para dar uma ajudinha nos mais variados campos da física. Diante dessa dimensão colossal do “brinquedinho” científico, você consegue imaginar qual seria a melhor maneira de garantir que tudo esteja funcionando corretamente? Utilizando robôs, é claro!

Como mandar um exército de cientistas e pesquisadores circularem regularmente por toda a extensão dos túneis do LHC não é algo muito viável e tampouco prático – uma vez que o equipamento conta com uma infinidade de aparelhos, sensores e dispositivos que devem ser medidos e checados com precisão –, a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear elegeu o simpático robozinho TIM para assumir essa responsabilidade.

Na época do LEP, o trenzinho era usado por humanos

O acrônimo que nomeia a criatura significa Train Inspection Monorail, que em português é algo como Monotrilho de Inspeção por Trem. Por que esse nome tão esquisito? Bem, basicamente porque TIM utiliza a base de um antigo monotrilho montado no local para se locomover de um lado para o outro no longo percurso circular do acelerador de partículas. Originalmente, essa estrutura foi criada para transportar as pessoas que trabalhavam no LEP (Grande Colisor de Elétrons e Pósitrons), o antecessor do LHC.

Assim a via suspensa caiu como uma luva para esse trabalho de análise e coleta de dados da operação, já que bastaram alguns ajustes para que o robô pudesse passar a circular na região a uma velocidade de até 6 km/h. Conforme passa pelos túneis, TIM consegue usar instrumentos ou vagões presos a ele para monitorar coisas como temperatura, porcentagem de oxigênio, níveis de radiação e outros itens mais específicos requisitados pelos pesquisadores.

Uma série de câmeras instaladas no transporte automatizado também permitem aos cientistas assistirem à toda a operação em tempo real, seja com imagens comuns ou com registros infravermelhos do passeio. Para garantir uma cobertura maior do perímetro e fazer com que alguma falha não tire o sistema de circulação temporariamente, o CERN trabalha com dois TIMs. A dupla fica estacionada próxima ao túnel de serviço até que recebam ordens para partir. No fim, existem alguns trabalhos que não ligamos em deixar para os robôs, não é?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.