CERN põe mais de 300 TB de dados do colisor de partículas em acesso livre

Imagem de: CERN põe mais de 300 TB de dados do colisor de partículas em acesso livre
Imagem: CMS Detector

Se você tem curiosidade de conhecer os dados produzidos pelo Grande Colisor de Hádrons do CERN, o Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire, hoje conhecido em português como Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, basta acessá-los de graça através da internet. São mais de 300 terabytes de informação que incluem cerca de metade dos experimentos realizados pelo Solenoide de Múon Compacto (CMS) em 2011.

É claro, compreender toda essa informação vai exigir um certo conhecimento em física que nem todos possuem, mas a equipe do CERN tentou disponibilizar os dados da maneira mais “digerível” possível. Estão disponíveis dois tipos deles: um mais complexo, usados pelos próprios pesquisadores do centro, e outro mais leve, dados derivados dos estudos que têm como alvo um público mais amplo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Amostra da visualização dos dados disponibilizados pelo CERN

Kati Lassila-Perini, física envolvida diretamente com os estudos no Solenoide de Múon Compacto, explicou: “Uma vez que esgotamos nossa exploração sobre os dados, não vemos motivo para não os tornarmos públicos. Os benefícios são inúmeros, desde inspirar alunos do Ensino Médio até treinar os físicos de partículas do futuro. E pessoalmente, como coordenadora de preservação de dados do CMS, essa é uma parte crucial para garantir a disponibilização a longo prazo das informações de nossa pesquisa”.

Para acessar todos esses dados e baixá-los para o seu computador, acesse este link.

Já é possível acessar mais de 300 TB de dados do CERN através da internet. Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo