Como usar a senha mestra do Firefox 4 para ficar mais protegido

2 min de leitura
Imagem de: Como usar a senha mestra do Firefox 4 para ficar mais protegido

Não é de hoje que o Firefox conta com uma opção para memorizar nomes de usuário e senhas de serviços da internet. Contas de email, redes sociais e até mesmo o Baixaki, são vários os sites que permitem cadastro de usuários. Isso significa que, provavelmente, você tenha um grande número de contas espalhadas pela web.

Você deve conhecer as vantagens de memorizar a senha no navegador, contudo, esses dados ficavam disponíveis para todos os demais usuários do Firefox na mesma máquina. Pensando em aumentar a segurança de seus utilizadores, a última versão do navegador da Mozilla veio equipada com o recurso “senha mestra”.

A senha mestra serve para gerenciar todas as demais senhas armazenadas no Firefox; sem ela é impossível acessar esses dados. Aprenda agora a ativar e a colocar em prática essa excelente (e simples) função de privacidade do Firefox 4.

Memorizando uma senha

Quando você faz um login no Firefox, uma janela surge no canto superior esquerdo da tela oferecendo a memorização da senha. Se você clica em “Memorizar senha”, o navegador guarda os dados e fornece-os automaticamente nas próximas vezes em que você acessar a mesma página.

Memorizar senha

Contudo, se outro usuário com o qual você compartilha a máquina visita o mesmo endereço na mesma conta do sistema, os dados são exibidos normalmente, o que coloca em risco sua privacidade.

Senha mestra

É aí que entra a senha mestra e, para ativá-la, você deve clicar em Firefox > Opções > Opções. Na janela que se abriu, siga até a guia “Segurança” e lá ative a opção “Usar uma senha mestra”. Depois, clique sobre o botão “Modificar senha mestra”.

Senha mestra

Na nova janela, insira e repita a senha antes de clicar em “OK”. Lembre-se de que essa senha deve ser memorizada, afinal, sem ela será impossível acessar os dados de suas contas armazenados no navegador.

Defina a senha mestra

A partir de agora, sempre que você acessar uma página com senhas memorizadas, uma nova janela surge na tela para digitação da senha mestra. Ao digitá-la, os dados são preenchidos automaticamente. Caso seja pressionado o botão “Cancelar”, é possível inserir manualmente outros dados de login e senha.

Forneça a senha mestra...

Uma correção histórica

Mais um benefício advindo do uso da senha mestra é a proteção dos dados que você já armazenou no navegador. Até a versão 3.6, o Firefox permitia que fossem exibidas as senhas memorizadas por meio do menu de segurança de suas opções. Contudo, também para visualizar essas informações é preciso digitar a senha mestra. Uma correção histórica e que resolve muitos problemas de privacidade.

Vale lembrar que para excluir ou modificar uma senha mestra, é necessário informá-la.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.