Quando você abre determinadas páginas ao mesmo tempo e se distrai, volta e meia alguma delas começa a tocar um áudio de origem desconhecida — seja um vídeo publicitário ou uma música de reprodução automática de um site. Anteriormente, no Firefox, você tinha que vasculhar por todas as páginas até encontrar a origem desses sons. Em breve, tanto trabalho manual não será mais necessário.

O Mozilla Firefox finalmente terá um recurso que identifica a fonte de áudios. Ele virá na forma de um ícone que pode ser visualizado junto das abas abertas, ao lado do ícone e do nome da página. Desse modo, fica fácil para o usuário notar onde o som é reproduzido, abrir a aba em questão e silenciá-la (ou fazer essa última ação ao clicar com o botão direito sobre a janela). 

Atualmente, esse recurso até pode ser obtido para o navegador na forma de extensões que realizam algo parecido, como o Noise Control. Nesse quesito, um dos rivais leva uma ligeira vantagem: o ícone existe no Google Chrome desde 2014.

No Chrome, começou assim o recurso de avisar qual aba reproduz áudio e silenciá-la.

O recurso deve funcionar para Windows e Mac com conteúdos em Flash. Atualmente, ele está de fase de testes e revisões, mas deve chegar na versão estável do navegador em uma das próximas atualizações.

Mozilla Firefox: como remover anúncios? Tire essa dúvida no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: