Mozilla quer reconstruir a interface do Firefox com tecnologias modernas

2 min de leitura
Imagem de: Mozilla quer reconstruir a interface do Firefox com tecnologias modernas
Imagem: Mozilla

Quem acompanhou a história do Mozilla Firefox sabe bem que o navegador não tem medo de mudar: ao longo de sua existência, o browser passou por um enorme número de alterações, de pequenas a grandes, de retoques visuais a mudanças drásticas em seu código. Mas agora parece que a empresa fará seu aplicativo mais famoso passar pela maior modificação em muito tempo.

A novidade veio com uma declaração de Dave Camp, diretor de engenharia da Mozilla, através da lista de mensagens da empresa. Segundo ele, a interface do Firefox deve ser reconstruída por completo, visto que os códigos utilizados pela companhia nas bases do software são boas, mas podiam ser melhores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Adeus, XUL

O principal motivo para isso seria a utilização do XUL (“XML User Interface Language” ou “Linguagem de Interface de Usuário XML”, em português). Esta tecnologia, originalmente desenvolvida para ajudar na ligação entre o usuário e os códigos HTML, vem apresentando sinais cada vez mais claros de estar ultrapassada.

Boa parte disso se deve, na verdade, ao fato de que o XUL não ser uma tecnologia web propriamente dita. Por culpa desse fator, a atenção que ele recebe dos desenvolvedores é muito menor; como resultado, diversas falhas de performance permanecem sem correção nessa ferramenta – o que quer dizer que o mesmo acontece com a própria interface do Firefox. “Correções críticas devem chegar aos usuários em minutos, e não em dias”, disse ele.

A versão 1.0 do Firefox contava com um visual muito mais modesto do que atualmente

Além disso, precisamos notar que o próprio HTML evoluiu – e muito – nesse mesmo tempo. “Através do tempo, a web – e o desenvolvimento de apps para a web – tem evoluído seu próprio conjunto de padrões e tecnologias; nós devemos seguir isso”, comentou Camp.

Futuro incerto

É provável que, a esse ponto, muitos estejam se perguntando qual será a nova base para o Firefox. Isso, porém, é um mistério até mesmo para Camp, por enquanto, já que a empresa ainda está decidindo que caminho seguir.

“A comunidade de desenvolvimento web apontou essa necessidade através do HTML na forma de maneiras interessantes e novas que não precisam de uma tecnologia específica do Mozilla. Há um enorme aglomerado de sabedoria compartilhada sobre como construir aplicativos na web. É hora de voltar e examinar como nós podemos trazer essa sabedoria de volta ao Firefox.”

Em comparação, o Firefox quase 40 versões depois traz uma cara bem mais moderna.

Quanto a isso, ao menos, uma coisa é certa: o Firefox vai se afastar do XUL, bem como o XBL (outra das ferramentas utilizadas em conjunto do próprio XUL). “Mas a discussão de como fazer isso está em estágios iniciais”, admitiu ele. “Algumas dessas questões vão levar um tempo para responder, e vão envolver um bocado de discussões concorrentes”, continuou.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.