Conforme divulgado pela Mozilla em seu blog oficial, a partir da próxima semana os usuários do Firefox Beta começarão a ver “Suggested tiles” em seus navegadores. A novidade fará com que propagandas apareçam eventualmente na lista de atalhos speed dial que surge sempre que uma nova aba é aberta.

Segundo a empresa, o método analisará o histórico de pesquisa do browser para oferecer anúncios direcionados, mas não serão coletados dados pessoais nem cookies e nada será repassado a terceiros. O mecanismo é uma alternativa de monetização para tentar driblar o grande número de pessoas que utilizam programas que bloqueiam propaganda na web.

A Mozilla afirma em sua publicação que ela quer mostrar ao mundo que é possível criar propagandas direcionadas e recomendar conteúdo relevante respeitando a privacidade dos usuários e, ao mesmo tempo, dando a eles controle sobre seus dados.

A funcionalidade, como é de se esperar, poderá ser desativada a qualquer momento pelas pessoas que não quiserem ver eventuais propagandas em seus tiles. Se mostrar bons resultados nos testes, é possível que ela seja liberada em breve na compilação estável no navegador.

Cupons de desconto TecMundo: