Função "Esquecer" do novo Firefox apaga histórico recente de forma prática

1 min de leitura
Imagem de: Função "Esquecer" do novo Firefox apaga histórico recente de forma prática
Imagem: LookWallpaper

A Mozilla está comemorando o aniversário de 10 anos do seu navegador Firefox com o lançamento de uma nova versão do aplicativo. Além de algumas novidades na interface, o browser também recebeu uma funcionalidade muito útil e prática: o botão “Forget” ou “Esquecer”.

Essa novidade basicamente oferece uma nova forma de deletar o seu histórico de navegação recente. A desenvolvedora explica que resolveu implementar a função porque muitas pessoas compartilham computadores em algum momento do seu dia, seja oferecendo o aparelho para um amigo conferir os emails, seja para um parente dar uma navegada na web. Algumas vezes, as pessoas se esquecem de usar uma guia anônima e, com isso, senhas, cookies e históricos de navegação ficam armazenados no seu browser.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para acabar com esse incômodo, basta clicar no botão Forget. Quando você instalar a última versão do Firefox, um tour vai lhe mostrar a novidade, e será possível escolher fixar o botão na interface do app ou deixar isso para depois. De qualquer forma, quando você usa o Forget, algumas opções são mostradas: você pode apagar todo o histórico e os dados de navegação dos últimos cinco minutos, das últimas duas ou 24 horas. Isso com apenas três cliques. Nada de acessar a tela de históricos e mexer em opções avançadas.

Tela inicial

Fora isso, as novidades na interface incluem as “Enhanced Tiles”. São quadros de sugestões de sites que aparecem na sua tela inicial. Basicamente, essas tiles são de patrocinadores ou anunciantes da Fundação Mozilla, o que poderia caracterizar a introdução de anúncios no browser.

O bom disso é que, caso você não goste dessa novidade, é possível voltar ao modelo tradicional. Um botão de opções dizendo “O que é esta página?” deve dar alternativas de interface da tela inicial para o usuário.

Se você gostou dessas novidades, não deixe de fazer o download do novo Firefox. Confira todos os detalhes dessa versão aqui.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.