Hoje, dia 10 de novembro de 2014, o Mozilla Firefox, um dos navegadores mais populares do mundo, completa 10 anos de existência.  E, para comemorar a data, a companhia por traz do browser resolveu liberar uma série de novidades que estava guardando para esse dia especial.

A primeira delas é o update 33.1 do Firefox, disponibilizado a partir de hoje para todos os usuários da web. A atualização, que já pode ser baixada através do Baixaki, traz uma série de novidades e correções para bugs do browser. Além disso, a Mozilla aproveitou para anunciar o Firefox Developer Edition, uma versão de seu navegador especialmente voltada para desenvolvedores.

Firefox – update 33.1

Dentre todas as novidades trazidas com a última atualização do Firefox, a que ganha maior destaque é, sem dúvida, o “Forget Button”. Esse é uma adição cujas funcionalidades já estavam presentes em alguns concorrentes do navegador da Mozilla, mas traz algumas funções extras.

Quando ativado, ele exclui os cookies e o histórico de um determinado período passado (cinco minutos, duas horas ou 24 horas), fecha todas as abas e janelas e abre uma nova sessão do browser já sem esses entulhos. Essa funcionalidade, curiosamente, está sendo chamada de “porn mode” e pode substituir a necessidade de ativar uma aba anônima no navegador.

Já os tiles, aqueles quadradinhos que são exibidos quando uma nova aba é aberta, também receberam um aprimoramento com a nova atualização. A “Enchanced Tiles” e a “Directory Tiles” são a formas que o Firefox vai oferecer novas sugestões para os usuários do navegador.

No modo “Enchanced”, as tiles exibirão imagens mais relevantes ao invés de uma cópia da página visitada. Uma logo ou uma foto especial, por exemplo, podem ser exibidas nesses casos. No “Directory”, apresentado aos novos usuários do browser, serão apresentadas sugestões providenciadas pela própria Mozilla.

O DuckDuckGo como uma opção de mecanismo de busca e um tour sobre as novidades no campo de privacidade são outras das novidades introduzidas pelo update 33.1 do Firefox.

Firefox Developer Edition

Baseado no antigo Firefox Aurora, o Firefox Developer Edition é uma versão do navegador da Mozilla especialmente criada para os desenvolvedores. O programa traz uma série de ferramentas especiais para esses profissionais, além de um visual mais sombrio e muito bonito.

Dentre os novos recursos dessa versão do browser, o WebIDE é uma das principais novidades. Essa opção permite habilitar um formato de edição total no navegador, dando a possibilidade de fazer um debug de uma página ou aplicativo web rodando em outros navegadores e dispositivos. Para baixar e experimentar o Firefox Developer Edition, clique neste link.

Cupons de desconto TecMundo: