Como rodar o Firefox 3.6 e o Firefox 4 Beta simultaneamente

2 min de leitura
Imagem de: Como rodar o Firefox 3.6 e o Firefox 4 Beta simultaneamente

Que o Firefox é um ótimo navegador, nenhum de seus entusiasmados usuários duvida. Normalmente, quem se “apaixona” pela raposa nunca mais quer saber de outros navegadores, muito menos o Internet Explorer.

A maior mudança desde que o programa foi lançado está sendo aguardada para sua quarta versão, cujo lançamento está previsto para o final de 2010. Muita gente já fez o download do Mozilla Firefox 4.0 Beta, que acaba de ganhar sua segunda versão.

Contudo, um problema: como ambas as versões (a de testes e a estável) utilizam o mesmo perfil de navegação, não é possível utilizá-las simultaneamente. Visto que as versões Beta de qualquer programa são indicadas apenas para testes, não é aconselhável ter o Firefox 4 Beta como única opção de navegador.

Quem não abre mão do navegador da raposa e não pensa em instalar outro aplicativo para usar simultaneamente com a versão de testes, pode realizar algumas modificações que permitem que os dois Firefox instalados na máquina coexistam pacificamente.

Firefox 3.6 e Firefox 4 Beta juntos

Primeiramente você precisa iniciar o gerenciador de perfis do Firefox. Abra o Executar (Menu Iniciar > Executar ou então pelo atalho Tecla do Windows + R) e insira o seguinte comando antes de confirmar com Enter:

C:\Program Files\Mozilla Firefox\firefox.exe -p -no-remote

Modifique o caminho caso seja necessário. O mais indicado a fazer é acessar manualmente a pasta na qual o navegador está instalado e copiar o seu endereço.

Ao abrir o gerenciador de perfis de usuário você deve encontrar o perfil “default” (padrão). Nele estão todas as suas configurações de navegação, histórico, plugins e extensões atuais. Você precisa criar um novo perfil para ser usado pelo Firefox 4. Clique em “Novo perfil” e dê um nome a ele.

Crie um novo perfil

Por questões óbvias, para este artigo o perfil antigo foi renomeado para “Firefox3” e o novo recebeu o nome de “Firefox4”. É importante não deixar espaços em branco no nome para evitar erros posteriores.

Agora você deve criar atalhos para ambos as versões em sua Área de trabalho. Nos atalhos, clique com o botão direito do mouse e depois em “Propriedades”. Acesse a aba “Atalho” e adicione ao final do campo “Destino” o seguinte comando:

-p PERFIL -no-remote

Lembre-se de substituir a palavra “PERFIL” pelo nome do perfil de cada versão. O resultado deve ficar mais ou menos assim:

Firefox 3Firefox 4

Feito isso, execute ambos os navegadores simultaneamente, sem problemas de compatibilidade. Vale lembrar que o perfil novo – que no caso deste artigo foi utilizado para o Firefox 4 Beta – não conterá nenhuma informação (histórico, configurações, extensões, etc.) da versão anterior.

Firefox 3.6 e Firefox 4.0 Beta rodando simultaneamente!

Não se esqueça de, em caso de desinstalação do Firefox 4, evitar apagar as configurações do navegador, pois isso pode causar a exclusão do perfil antigo do programa, ou seja, você vai ficar sem histórico, senhas salvas, mecanismos de busca etc. Por segurança, aprenda a fazer backup das configurações do Firefox.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.