Mozilla apresenta novo conceito de abas para o Firefox

1 min de leitura
Imagem de: Mozilla apresenta novo conceito de abas para o Firefox

A Aza Raskin, uma das principais desenvolvedoras responsáveis pelo Mozilla Firefox, apresentou nesta semana um novo conceito que promete sacudir o mercado de navegadores. Trata-se do Tab Candy, um novo conceito “espacial” que permitirá ao usuário agrupar abas da maneira que bem entender diretamente no browser.

A ideia é que os usuários possam ter uma visão geral de todas as abas abertas, nomeando-as e posicionando os grupos na tela como bem entender. A novidade está disponível para download em uma versão Alpha para quem quiser conferir. No entanto não é recomendável a sua substituição ainda pela atual versão do seu navegador.

A nova função poderá ser acessada a partir de um botão logo ao lado da barra de endereços. Todas as abas abertas são listadas lado a lado, numa página similar a de acesso rápido disponível na maioria dos navegadores. Para criar um grupo basta arrastar uma das janelas para uma área em branco da tela.

Introdução ao Tab Candy do Firefox de Aza Raskin

É possível agrupar quantas abas quiser e exibi-las lado a lado ou ainda no estilo pasta de arquivos, com uma imagem de capa ilustrando o grupo. Se preferir nomeie o conjunto de páginas para melhor organização.

Outra novidade interessante é a possibilidade de organizar todas as abas em forma de fluxograma. Assim, para organizar uma apresentação, por exemplo, basta arrastar as abas de acordo com a estruturação desejada. A pesquisa de imagens também pode ser facilitada com as funções de zoom in e zoom out, para exibição apenas de parte do conteúdo.

Ainda não há uma data definitiva nem a informação de em qual versão as novidades estarão disponíveis.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.