Dicas para Firefox: aprenda a fazer backup de suas configurações antes de formatar o PC

4 min de leitura
Imagem de: Dicas para Firefox: aprenda a fazer backup de suas configurações antes de formatar o PC

O Firefox sempre se destacou pelas inúmeras configurações que é capaz de suportar. Quanto mais você usa o navegador, descobre mais novidades e ele se torna cada vez mais parecido com você.

Complementos, temas, informações de usuário, histórico e mecanismos de pesquisas são apenas algumas das funções do Firefox que você pode personalizar à vontade, adicionando e removendo itens de acordo com suas necessidades.

Mas e quando você vai formatar o computador ou então mudar de máquina no trabalho? Tudo está perdido e você perderá algum tempo em frente ao PC para recuperar tudo (isso é, se você conseguir se lembrar de tudo o que possuía no navegador) e deixar o Firefox igual antes? Não!

Isso mesmo! Apesar de, nativamente, o Firefox não possuir nenhuma opção para fazer backup de suas configurações, isso pode ser feito rapidamente pelo FEBE, um complemento para o navegador. O Baixaki ensina você a fazer backup do Firefox agora.

Pré-requisitos

A única coisa que você vai precisar é do FEBE. Clique abaixo para ir à página de download desse complemento indispensável para quem vai formatar o computador e não quer perder nada no Firefox.

Clique para baixar o FEBE

Faça você mesmo

Configurando o backup

Depois de instalar o FEBE no Firefox, o primeiro passo é configurar o backup. Para acessar as opções do aplicativo, siga o caminho Ferramentas > FEBE > Opções do FEBE.

Opções do FEBE

Primeiramente, vá até a guia “Diretório” e selecione o destino do backup. É importante selecionar uma pasta especificamente para isso, portanto, o mais indicado é criar uma nova pasta. Para esse exemplo, foi criada a pasta “Firefox” na Área de trabalho.

Selecione o destino do backup!

Volte à guia “Opções” e agora é a hora de configurar a cópia de segurança em si. Aqui você vai selecionar o que será ou não salvo para posterior restauração no “novo” Firefox.

Na seção “Itens do Backup” você escolhe tudo o que será salvo. Clique sobre a guia “Itens adicionais” para expandi-la e selecione o que deve conter no backup. A cópia dos favoritos dispõe da possibilidade de salvar no formato JSON ou HTML. Por questão de segurança, salve em ambos!

Selecione os itens que serão copiados

Finalizada essa seleção você já poderia iniciar o backup, porém, é possível realizar algumas outras configurações. Ainda na guia “Opções” e agora também na seção “Opções” dentro dela, é possível habilitar/desabilitar algumas outras funções. Marque ou desmarque as opções ali de acordo com sua necessidade. Se você não sabe o que fazer aqui, deixe tudo como está.

Habilite/desabilite opções conforme achar necessário

Uma dica: se você quer salvar realmente tudo o que existe no seu navegador, sem exceção, apenas selecione “Perfil completo” na seção “Tipos de backup”. Isso poupa tempo e garante que todas as configurações do Firefox sejam salvas. Vale lembrar que a restauração de um perfil completa pode ser mais trabalhosa. Leia o tutorial até o final antes de se decidir por uma das duas.

Perfil completo

Finalizadas as configurações, clique em “OK” para salvá-las.

Criando um backup

Você acabou de configurar, mas ainda não realizou o backup. Para isso, vá em Ferramentas > FEBE > Executar Backup.

Executar backup

Enquanto o backup é realizado, você vê uma janela semelhante a esta:

FEBE trabalhando

Depois de alguns segundos – e de o Firefox dar uma “travadinha” – tudo volta ao normal e o backup está pronto. Se você selecionou backup do perfil completo, o resultado é apenas um arquivo no formato FBU:

Backup de um perfil completo

Se você selecionou manualmente quais elementos deveriam ser salvos, o resultado é uma série de arquivos que serão usados na restauração:

Backup seletivo

Restauração de backup seletivo

Você já fez o mais complicado, que era configurar o aplicativo. Já realizou o backup e agora, após ter guardado os arquivos em um local apropriado para formatar o computador, é hora de restaurá-los.

Se você fez um backup seletivo (aquele em que escolheu manualmente as funções a serem salvas), deve restaurar os itens manualmente. Vá em Ferramentas > FEBE > Restaurar e dentro desta guia selecione a configuração que deseja ver novamente no navegador.

Restauração de backup seletivo

Para não deixar nada para trás, uma boa dica é selecionar cada item na ordem com que aparece no menu. Um a um, restaure tudo até que o navegador esteja exatamente como antes. O FEBE emite avisos no canto direito da tela informando se a restauração foi realizada com sucesso ou não.

O FEBE avisa se a restauração foi bem sucedida ou não

Restaurando um perfil completo

Se você fez backup do perfil completo, vá em Ferramentas > FEBE > Restaurar perfil. Aqui será necessário criar um perfil diferente do usado anteriormente. Se você usava o perfil padrão do Mozilla Firefox (ou seja, nunca criou perfil algum), clique em “Criar novo perfil”.

Crie um novo perfil

Adicione um nome ao novo perfil e confirme sua criação.

Dê um nome ao novo perfil

Agora, clique em “Selecione um backup local para restaurar”, encontre o arquivo de backup no formato FBU.

Selecione o arquivo FBU a ser restaurado

Feito isso, clique em “Iniciar restauração de perfil” e aguarde alguns segundos enquanto o sistema é restaurado. O Firefox pode parar de responder durante esse processo. Ao final, reinicie o navegador para que as alterações entrem em vigor. Lembre-se de selecionar o perfil correto ao iniciar o programa novamente.

Apesar do volume de informações, o processo é muito simples. Com o FEBE não tem por que você perder dados e informações do Firefox quando vai formatar ou mudar de computador. Salve tudo, poupe tempo e trabalho e use o “mesmo” navegador em qualquer lugar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.