Mozilla bane favicons da barra de endereços na nova versão do Firefox

1 min de leitura
Imagem de: Mozilla bane favicons da barra de endereços na nova versão do Firefox

Segundo uma atualização publicada no blog do engenheiro de software da Mozilla Jared Wein na última segunda-feira (23 de abril), a empresa vai modificar os ícones mostrados na barra de tarefas na próxima versão do Firefox. A empresa afirma que a mudança tem o objetivo de aumentar a segurança dos consumidores, evitando que eles sejam enganados por sites inseguros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Wein afirma que os ícones (conhecidos popularmente pelo nome favicon) eram usados por muitos endereços como forma de falsificar conexões seguras. Para evitar que isso aconteça, o elemento passa a se comportar de maneira diferente na build Nightly do navegador.

Sites que usam certificados SLL com validação estendida vão passar a mostrar um cadeado verde ao lado do nome da organização responsável. Com isso, a identidade do serviço de hospedagem desaparece dessa área — para conferi-lo, basta observar a parte do endereço do site que é mostrada de forma mais escura.

Já as páginas que não dispõem de um certificado do tipo ou contam com conteúdos mistos vão exibir um globo no local onde os favicons ficavam. Uma versão do Firefox com a mudança já implementada deve estar disponível para download a partir da metade de julho deste ano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.