Óculos inteligentes 3D poderão mostrar duas cenas diferentes na mesma tela

1 min de leitura
Imagem de: Óculos inteligentes 3D poderão mostrar duas cenas diferentes na mesma tela
Imagem: Kickstarter

Imagine assistir a um filme com um amigo na mesma tela, mas com você vendo através dos olhos do vilão e ele na perspectiva do herói. Esse é apenas um exemplo para os muitos usos dos óculos Invisivision — produto interativo desenvolvido pela PipeDream, uma empresa canadense.

Os “óculos inteligentes” possuem uma camada adicional de lentes que podem virar para cima e para baixo, dando aos espectadores duas experiências diferentes — ou até mesmo completamente novas — quando usados em uma tela de cinema, por exemplo.

O produto, que ainda conta com patentes pendentes, utiliza filtros para separar os fluxos de imagens em 3D. Esse esquema varia para dar uma perspectiva dupla durante um filme, bem como oferecer legendas somente para aqueles que desejam visualizá-las, por exemplo.

Funcionamento

Os filmes em 3D contam com duas correntes de imagens exibidas simultaneamente, mas de forma ligeiramente deslocada. Assim, os óculos Invisivision utilizam essa tecnologia para funcionar.

“No entretenimento 3D, os nossos cérebros combinam as duas imagens de maneira quase idêntica, e, portanto, a profundidade é criada para a nossa visão. Ao usar duas correntes de imagens separadas, a ilusão de duas cenas completamente diferentes é criada”, explica a empresa.

Atualmente, a companhia está à procura de financiamento através do site de crowdfunding Kickstarter. No site do projeto, a empresa afirma que, quando há a visualização de conteúdo, o usuário “simplesmente move a lente para revelar a cena escondida”. Ao mover as lentes para a primeira posição, o conteúdo original é exibido. Quem apoiá-lo, terá acesso antecipado durante a estreia do produto.

Possíveis usos para o Invisivision

  • Duas perspectivas: assistir a uma cena através de dois pontos de vista;
  • Revelar e esconder: o movimento das lentes poderia mostrar e ocultar as legendas em vários idiomas;
  • Conteúdo adulto: os pais poderiam permitir que o seu filho, por exemplo, assista ou não a uma cena para maiores de idade;
  • Cenas escondidas: conteúdo adicional poderia ser escondido dentro de uma cena;
  • Games: os óculos também poderiam ser usados para esconder objetos em jogos de video game;
  • Trocar a visão: o Invisivision poderia ser usado para melhorar um jogo, dando ao jogador a alternativa de visão noturna, por exemplo.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.