Assista a filmes direto no navegador

3 min de leitura
Imagem de: Assista a filmes direto no navegador

O tempo passa, mas o cinema permanece. A frase pode parecer um chavão, mas ilustra perfeitamente a relação do ser humano com o cinema. Muitas das obras do início do século passado, surgidas nos primeiros anos da sétima arte, hoje já caíram em domínio público, ou seja, podem ser consumidas sem que seja preciso pagar direitos autorais sobre elas.

Evidentemente essa regra não se aplica às produções mais recentes e, com raras exceções, ela contempla apenas produções audiovisuais realizadas há mais de 70 anos - portanto anteriores à década de 40. Porém, se você é cinéfilo, estudioso da sétima arte ou mesmo quer conhecer um pouco do princípio da história dos filmes, vai gostar da lista que o Baixaki preparou para você.

Selecionamos alguns dos principais sites com filmes dos mais variados gêneros para você se divertir. Vale lembrar que muitos deles estão apenas no idioma original, portanto conhecer um segundo idioma como inglês, espanhol, francês ou alemão é uma boa dica.

Milhares de filmes no conforto do seu computador

Archive.org - reúne um acervo com milhares de filmes e documentários, todos organizados por gênero ou em ordem alfabética. Clássicos de Alfred Hitchcock, D. W. Griffith e Serguei Eisenstein são apenas algumas das atrações que você encontra no site.

Google Vídeos - a plataforma da Google para vídeos de longa duração reúne alguns clássicos consagrados e obras importantes para estudo em diversos idiomas. Yellow Submarine, dos Beatles, é um dos destaques. Outro vídeo importante hospedado por lá é o documentário Além do Cidadão Kane, produzido pela BBC, e que teve a exibição proibida no Brasil.

Babelgum Films - site que reúne diversos trabalhos de produtores independentes. O Babelgum é um dos sites mais importantes do gênero, com sedes no Reino Unido, Estados Unidos e Itália. Além da grande quantidade de conteúdo há suporte para formatos mobile como iPhone OS e Android.

Europa Film Treasures - como o próprio nome diz, este endereço lista uma série de verdadeiros tesouros do cinema europeu. Obras fora de catálogo, filmes não disponíveis em VHS ou DVD e documentários do período da Segunda Guerra Mundial estão entre os títulos disponíveis. As opções de busca e localização das produções apresentam diversos itens que facilitam o acesso.

Film Annex - Além de filmes e documentários, o Film Annex disponibiliza ainda alguns shows em HD. Outro diferencial do site é o fato de possibilitar o download de parte do seu conteúdo. A interface não é das melhores e o acervo não é muito organizado.

Nosferatu, um dos clássicos disponíveis

Cena de Nosferatu, disponível no Archive.org

Free Documentaries Online - site que reúne apenas documentários de vários países e em diversos idiomas. Cada um dos vídeos apresenta um tipo específico de licença, por isso vale ficar de olho antes de tentar reproduzir o material.

Free Movies Cinema - reúne produções de diversos gêneros e também de anos mais recentes. No Free Movies Cinema, por exemplo, é possível encontrar filmes de Quentin Tarantino e obras das décadas de 70, 80 e 90. Para utilizá-lo é preciso fazer um cadastro. O acervo reúne centenas de obras de curta e longa-metragem.

Yellow Submarine, clássico dos Beatles

Cena de Yellow Submarine, disponível no Google Videos

Steven Spielberg Film and Video Archive – O cineasta Steven Spielberg é um dos nomes mais importantes na história do cinema também quando se trata de preservação de material referente à Segunda Guerra Mundial. Seu acervo é considerado um dos maiores do mundo. De valor histórico inestimável, boa parte do conteúdo pode ser acessado pela web junto ao United States Holocaust Memorial Museum’s.

World Cinema Foundation - fundação criada pelo cineasta Martin Scorsese dedicada à restauração e à preservação de filmes de diversas nacionalidades. O site foi criado em 2007 e conta hoje com um acervo considerável de filmes clássicos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.