A operadora TIM e a fabricante de equipamentos de telecomunicações ZTE assinaram um acordo hoje em Brasília durante o Conselho Empresarial Brasil-China para desenvolverem juntas a Ultra Banda Larga fixa no Brasil. Além de realizarem uma série de investimentos, as duas companhias vão abrir um centro de pesquisas focado no desenvolvimento de tecnologia para melhorar o desempenho da internet fixa.

Na sessão em que o acordo foi assinado, estavam presentes ainda a presidente Dilma Rousseff, o presidente da China, Xi Jinping, além dos chefes das duas empresas no Brasil.

Não há informações sobre quando essas inciativas devem começar a acontecer e a assessoria da TIM não comentou também quando nem onde o centro de pesquisas será aberto. De qualquer forma, acredita-se que isso deve acontecer em alguma localidade onde a operadora conta o serviço Live TIM de internet por fibra óptica, que servirá de suporte para as pesquisas.

Os presidentes das duas companhias exaltaram o acordo durante a sessão do conselho empresarial e comentaram que, com esse projeto, o Brasil estará na vanguarda do desenvolvimento de novos padrões para transmissão de dados por fibra óptica.

Cupons de desconto TecMundo: