Facebook Messenger tem jogo secreto de xadrez; saiba como jogar

2 min de leitura
Imagem de: Facebook Messenger tem jogo secreto de xadrez; saiba como jogar

Você se lembra do MSN Messenger e seus joguinhos online? Era possível conectar duas ou mais pessoas e jogar xadrez, uno e outros games de tabuleiro ou cartas. Agora, entretanto, parece que o Facebook Messenger está seguindo os passos de seu ancião e também possui um game para jogar com os amigos. Contudo, o jogo de xadrez do novo mensageiro é uma coisa muito mais complexa e secreta.

Não se sabe desde quando o tal jogo está disponível para jogar no Messenger, mas ele foi descoberto recentemente por um usuário do Reddit, que iniciou um tópico sobre o assunto no fórum e explicou como qualquer usuário da rede social pode começar a jogar o game com seus amigos.

Primeiro, para abrir o tal game, você tem que digitar @fbchess play e dar um Enter. Logo em seguida, um tabuleiro diminuto vai aparecer, e o jogo vai definir quem é o branco e quem é preto. Cada peça tem uma letra correspondente e, digitando isso junto com a posição de destino que você deseja, é possível ir movendo tudo pelo tabuleiro virtual.

Por exemplo, “K” representa o rei, “Q” é para a rainha e “B” para o bispo. Para obter todas as instruções de como jogar, você pode digitar no Messenger @fbchess help. Com isso, você recebe os seguintes detalhes:

  • Start game with random colors: @fbchess play
  • Pick the colors: @fbchess play white/black
  • Pick the opponent: @fbchess play white John
  • Make a move: use Standard Algebraic Notation @fbchess e4 or @fbchess Pe4 moves pawn to e4 Nbd2 to move knight from b-file to d2 B2xc5 to take on c5 with 2nd rank bishop e8=Q to promote pawn to queen 0-0-0 or O-O to castle
  • Claim draw (e.g. 3-fold repetition): @fbchess draw claim
  • Offer a draw in the current position: @fbchess draw offer
  • Offer an undo of the last move: @fbchess undo
  • Resign: @fbchess resign
  • Show current position: @fbchess show
  • Show stats between current players: @fbchess stats
  • Continue a game from another conversation: @fbchess continue From 1:1 conversation, @fbchess continue with [friend] From group chat, @fbchess continue from [thread name]

Como você pôde ter uma ideia, o game é bem complicado, já que você não tem apenas que escolher as posições e estratégias das suas peças, mas também tem que dar comandos de texto em inglês para concretizar as movimentações.

Você pode conferir mais detalhes e dicas de outras pessoas que já jogaram o game aqui.

Será que Mark Zuckerberg estava muito entediado quando criou o @fbchess no Messenger? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.