87% dos governos nacionais estão presentes de alguma forma no Facebook

1 min de leitura
Imagem de: 87% dos governos nacionais estão presentes de alguma forma no Facebook

No próximo dia 4 de fevereiro o Facebook, criado por Mark Zuckerberg e seus colegas de quarto em Harvard, completa doze anos. Nesse curto espaço de tempo, a rede social se transformou em uma plataforma de comunicação de grande importância não apenas entre pessoas, mas entre governos do mundo e seus cidadãos. De acordo com uma pesquisa da firma de publicidade global Burson-Marsteller, 87% dos 193 membros das Nações Unidas possui alguma presença no Facebook.

A empresa analisou 512 páginas oficiais vinculadas a 169 governos nacionais dentro da rede social, e somando-se todos esses endereços, há um total de 230,5 milhões de curtidas. De acordo com a pesquisa, nos últimos oito anos a plataforma se tornou um dos principais canais de comunicação entre líderes mundiais e as populações representadas por eles, ao ponto de se tornar parte essencial de campanhas políticas que envolvem mídias sociais.

Dirigentes têm utilizado a rede social como forma de dirigir tanto mensagens pessoais como pronunciamentos oficiais. Entre os políticos mais prestigiados, o primeiro lugar vai para o atual presidente americano, Barack Obama, que está presente no Facebook desde o início de sua primeira campanha presidencial, em 2007, e conta com mais de 46,4 milhões de “likes”. Ele também está associado aos três posts mais curtidos envolvendo figuras políticas.

O primeiro, com 2,9 milhões de “likes”, foi uma mensagem de Feliz Páscoa feita por toda a família Obama para os cidadãos americanos. O segundo foi uma postagem feita pelo primeiro ministro da Índia, Narendra Modi, dando boas vindas a Obama durante uma visita deste último ao país asiático. Modi, aliás, é o segundo líder mundial mais aclamado, com 31,7 milhões de curtidas. A terceira postagem é uma foto do presidente americano abraçando sua esposa, Michelle Obama, no aniversário de casamento deles.

Quais são as personalidades políticas que você acompanha através do Facebook? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.