Sabe aqueles anúncios estranhos no seu Facebook? Eles são suas preferências

1 min de leitura
Imagem de: Sabe aqueles anúncios estranhos no seu Facebook? Eles são suas preferências

Como as redes sociais não são um produto que pagamos para utilizar, mas algo que toma nossa atenção por um tempo considerável, as empresas precisavam descobrir uma forma de monetizar em cima dessa situação. O Facebook, por exemplo, exibe anúncios direcionados para os interesses de cada usuário, mas vez ou outra todo mundo já viu uma propaganda, no mínimo, muito bizarra em sua linha do tempo.

A forma como a rede social seleciona esses anúncios é identificar tudo o que um usuário pesquisa, o conteúdo das páginas que abre e os assuntos relacionados ao tema ou temas dessas leituras. Então, diversos tópicos são incluídos nas “Preferências de Anúncios” de cada conta. Isso não seria um problema tão grande se vez ou outra não surgisse aquela publicidade completamente bizarra que não temos ideia de onde pode ter surgido.

Se você quiser checar os tópicos associados à sua conta, pode fazer isso manualmente, indo em Configurações > Anúncios > Anúncios baseados nas minhas preferências > Acessar preferências de anúncios. Ou você pode simplesmente clicar neste link, que vai leva-lo exatamente para a mesma página. Então é só abrir cada uma das categorias principais e visualizar quais assuntos estão relacionados à sua conta.

Provavelmente você verá alguns tópicos sobre assuntos que você nunca sequer pensou em pesquisar na vida, mas que de alguma forma estão ali. Mas engraçado mesmo é ver que alguns temas não fazem o menor sentido dentro da categoria em que estão alocados. Confira na imagem acima o termo “campo magnético” listado sob Alimentos e Bebidas, por exemplo.

Se quiser, você pode posicionar o ponteiro do mouse sobre cada termo e clicar no pequeno “x” que aparece no final daquela linha para bloquear conteúdos relacionados ao tema. Mas caso resolva fazer isso com todos, é bom ter algum tempo livre, uma vez que cada um precisa ser bloqueado individualmente e uma pessoa pode ter centenas ou até mesmo milhares de tópicos listados em suas preferências.

Infelizmente, não há uma forma de impedir que o Facebook comece a aumentar a lista novamente, mas deixe nos comentários abaixo os tópicos mais estranhos e engraçados que surgirem entre as suas preferências de anúncio.

Qual foi a propaganda mais estranha que você já viu na sua linha do tempo no Facebook? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.