Você já percebeu que praticamente todas as fotos que subimos no Facebook perdem bastante qualidade? A culpa disso é a compressão utilizada pela rede social, que busca deixar os arquivos mais leves e mais fáceis de serem compartilhados, mas acaba com a nitidez e a definição das imagens.

O LifeHacker fez um artigo interessante mostrando como você pode evitar isso. Abaixo, veja um exemplo de diferença entre a imagem original e a imagem após o upload no Facebook.

Original

Facebook

Você pode até pensar: "Poxa, é só um pouco de qualidade a menos". Contudo, temos duas coisas para te falar: quanto mais compartilhamento — além do download e upload — da mesma foto, pior ela fica. Além disso, e o trabalho de fotógrafos e designers? Todos são afetados por isto.

Veja: não há como subir a imagem com a resolução original, mas é possível minimizar os efeitos dessa compressão. Por isso, vamos lhe ajudar com isso. Veja abaixo algumas dicas:

  • Busque fazer o upload de imagens com, no mínimo, 2048 pixels de comprimento
  • Corte as imagens de capa de perfil em 851x315 pixels, que é a medida recomendada pelo Facebook
  • Ao criar um álbum, procure e deixe marcada a opção "Alta resolução" (High Quality)
  • Se a opção de "enviar link" estiver disponível para subir uma imagem, prefira. É melhor do que fazer o download e o upload da foto
  • Botão compartilhar: abuse. Prefira o recurso em vez de tirar print screens e subir novamente a foto

Se você seguir estas dicas, as fotos em seu perfil e álbuns vão ter uma melhoria notável. 

A qualidade das fotos no Facebook atrapalha a sua experiência? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: