Como fazer backup das informações do seu perfil do Facebook

2 min de leitura
Imagem de: Como fazer backup das informações do seu perfil do Facebook

Ataques às redes sociais tornaram-se mais comuns com a popularização desse tipo de serviço. Embora os responsáveis pelos portais de relacionamento afirmem total segurança dos dados e dos perfis dos usuários, não há como prever todos os tipos de ataques que estão por vir.

Não há nada mais desagradável do que acessar sua página no Facebook, por exemplo, e descobrir que ela foi invadida e todos os seus dados (fotos, recados, postagens) apagados. Para evitar esse tipo de problema, o Facebook criou um sistema de backup de informações. Os próprios usuários podem solicitar uma cópia de segurança de seus dados.

Com isso, caso aconteça algum problema com a sua conta e as informações sejam apagadas, você tem tudo salvo no disco rígido do computador. Embora não seja possível restaurar os dados para o Facebook, você pode utilizar o backup para recuperar todos os links, vídeos e postagens que tenha feito. Confira os passos necessários para criar essa cópia de segurança do seu perfil.

Como fazer

Não há muito segredo na solicitação e no download do backup criado. Você só vai precisar de um pouco de paciência, pois o agrupamento das informações pode levar algum tempo, principalmente se você tiver muitas fotos, postagens e recados.

Acessando e salvando as informações

O primeiro passo na criação do backup é acessar sua pagina no Facebook e, no canto superior direito, clique em “Conta” e escolha a opção “Configurações da conta”. Na página de configurações que abrir, procure pelo item “Baixe suas informações” e selecione o link “saiba mais” ao lado direito, como mostra a imagem abaixo.

Acessando as informações da conta

A próxima tela traz algumas informações a respeito do processo de backup e explica os motivos pelos quais sua senha é solicitada algumas vezes ao longo da criação da cópia de segurança. Depois de ler o aviso, e se concordar com ele, insira sua senha no campo em exibição e clique no botão “Continuar”.

Na próxima etapa o usuário deve novamente ler as instruções exibidas na janela do navegador e, caso concorde com tudo o que foi escrito, selecionar a opção “Baixar”. Um pequeno aviso aparece na tela, o qual fala a respeito da demora na criação do backup e solicita que o usuário seja paciente.

Preparando o arquivo...

Link para download

Quando o Facebook terminar de reunir todos os seus dados, fotos, postagens, recados e lista de amigos em um único arquivo, uma mensagem será enviada para a conta de email cadastrada em seu perfil. Nela, você encontra o link para baixar o arquivo ZIP com todas as informações da sua conta no Facebook.

Link para download do backup

Pronto, agora é só descompactar as pastas e arquivos baixados, executar o documento “index.html” no navegador e conferir se todas as fotos que deseja foram inseridas no backup. Caso algum dado tenha ficado para trás, é só refazer o processo e esperar até que o segundo link de download seja enviado.

Você pode criar quantas cópias de segurança desejar, em qualquer intervalo de tempo. Dessa maneira, é possível fazer backups semanais ou mensais, mantendo sempre uma cópia atualizada dos dados.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.