Chrome: como visualizar vídeos do Facebook e YouTube em janelas flutuantes

2 min de leitura
Imagem de: Chrome: como visualizar vídeos do Facebook e YouTube em janelas flutuantes
Imagem: Jammer

Alguns usuários do Facebook têm sido agraciados pelo modo PIP para a reprodução de vídeos. Significa que, por meio do Picture in Picture, as janelas de exibição dos clipes podem ser destacadas e posicionadas livremente pela página. Mas nem todos os internautas estão habilitados a utilizar o recurso de “vídeos flutuantes”, uma vez que as atualizações estão ainda sendo feitas pela empresa fundada por Zuckerberg.

Mas quem não foi abarcado pelo update pode também visualizar vídeos do Facebook (e de outros serviços online e redes sociais) em abas autônomas. Neste tutorial, você vai aprender a calibrar uma extensão para o Google Chrome dedicada à reprodução de mídias em uma janela alternativa à interface principal de navegação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Configure a extensão

A extensão Picture in Picture Viewer pode ser baixada por meio deste link, a partir do próprio catálogo de aplicativos para o Google Chrome. Basta clicar sobre “Usar no Chrome” e aguardar pela finalização da instalação deste app gratuito.

Atenção: a extensão para o modo PIP não vai funcionar se permissões para o destaque de janelas para fora do navegador não forem concedidas. Para ativar a opção, copie o endereço entre parênteses (chrome://flags/#enable-panels and enable panels) e cole-o em seu browser, encontre a opção “Ativar Painéis” e ative o recurso em “Ativar”.

Em seguida, feche todas as abas, reinicie o Chrome e passe então a usar a nova extensão.

Como funciona

Ativada a opção que permite a exibição de painéis extras, basta acessar o Facebook, clicar sobre o ícone da extensão localizado à direita do cabeçalho do navegador e fazer pesquisas por meio da interface do Picture in Picture Viewer.

Publicações como vídeos podem ser destacadas da página principal de navegação.

O recurso funciona como uma aba alternativa ao usuário: utilize a ferramenta para reproduzir vídeos ou visualizar fotos e movimente a janela livremente pela tela de seu computador. Vale notar que vídeos do YouTube ou de outros sites e redes sociais podem ser também reproduzidos através desta opção de PIP.

Extensão funciona em outros sites, como junto do YouTube.

Retorne às configurações iniciais do Chrome

A extensão de PIP não foi capaz de satisfazer suas necessidades? A desinstalação do app pode ser feita de modo descomplicado. Clique sobre o botão “Opções”, simbolizado por três linhas horizontais à direita do browser, e acesse as “Configurações”. Em “Extensões”, encontre o Picture in Picture View e marque a lixeira para desinstalá-lo.

Restaurar as limitações do Chrome é também possível: visite novamente o link para acesso às configurações (chrome://flags/#enable-panels and enable panels) e clique sobre “Desativar” para inibir a exibição de janelas alternativas àquelas exibidas pelo navegador.

A atualização para o modo de vídeos PIP já chegou ao seu Facebook? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.