Hacker desenvolve software para acessar sites através do chat do Facebook

1 min de leitura
Imagem de: Hacker desenvolve software para acessar sites através do chat do Facebook

Como forma de criticar projetos que ameaçam a neutralidade da internet, o programador paraguaio Matías Insaurralde desenvolveu uma ferramenta capaz de utilizar o chat do Facebook para obter acesso à web, permitindo transpor a restrição de acesso a determinadas páginas. Insaurralde acredita que essa limitação é inevitável após a implementação de programas de inclusão digital, como o famoso Internet.org.

Batizado de Tunnel, o programa vem sendo desenvolvido desde o final de 2013 e voltou a ser divulgado novamente devido a uma publicação realizada recentemente no site Hackernews. Compatível apenas com sistemas baseados em Linux, o software necessita que o usuário se utilize dos recursos de uma pessoa que não possua limitação de navegação.

Insaurralde admite que ainda existem diversos pontos que precisam ser melhorados para tornar a utilização do aplicativo segura e viável, além de outros aspectos que os próprios programadores do Facebook podem alterar na programação, dificultando o funcionamento adequado do Tunnel. Caso tenha interesse em conferir o trabalho do paraguaio, ele está disponível para download no site Github.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.