O Facebook lançou recentemente uma versão totalmente web do seu aplicativo Messenger. O serviço, que pode ser acessado por meio da URL https://messenger.com/, oferece praticamente o mesmo visual visto no app para tablets e traz todos os recursos do mensageiro. O sistema web é uma boa proposta para as pessoas que precisam utilizar o bate-papo do Facebook, mas que não querem se distrair com a timeline da rede social.

Aproveitando a novidade, um programador gravou um vídeo demonstrando como é fácil incorporar o site em um aplicativo para Windows 8. Em menos de quatro minutos, utilizando o Microsoft Visual Studio 2013, o desenvolvedor foi capaz de criar um app totalmente funcional.

O autor do vídeo não programou nada do zero e limitou-se a incorporar o mensageiro em um componente “WebView” em tela-cheia. O método, embora pouco elegante do ponto de vista técnico, funciona perfeitamente e chama a atenção pela estabilidade e leveza.

O código fonte do projeto está disponível no GitHub para qualquer um que quiser estudá-lo. Mesmo que a técnica utilizada pelo programador seja simplista, o funcionamento correto do sistema demonstra que o Facebook investiu pesado no Messenger e que ele pode ser incorporado facilmente em apps e até sites.

É importante lembrar que, por motivos de segurança, apps alternativos do gênero devem ser evitados, já que desenvolvedores maliciosos podem adicionar outros recursos escondidos para tirar proveito das pessoas desavisadas.

Cupons de desconto TecMundo: