Facebook Messenger vai virar plataforma com loja de apps e funções inéditas

1 min de leitura
Imagem de: Facebook Messenger vai virar plataforma com loja de apps e funções inéditas
Imagem: Facebook Newsroom

A edição mais recente do evento F8 Developer Conference foi palco para revelações bombásticas a respeito do aplicativo Messenger, que agora deve ser tornar uma verdadeira plataforma para outros apps e abrir grandes possibilidades para novas funções e recursos. Com a novidade, Mark Zuckerberg afirmou que o mensageiro se torna um ecossistema que pode ser usado para criar e compartilhar conteúdo independentemente da rede social.

O novo sistema permitirá que os usuários instalem aplicativos de terceiros para adicionar novas funcionalidades à lista de recursos do Messenger. Na prática, isso significa que apps que antes seriam isolados e, por isso, menos populares, podem ter seus conteúdos enviados por meio de conversas do mensageiro do Facebook para que qualquer pessoa consiga ver.

Além disso, o Messenger agora dará acesso a mais de 40 novos programas com o objetivo de “incrementar suas conversas”, permitindo a inclusão de notícias do canal esportivo ESPN, cartões do JiJab e previsões meteorológicas do Weather Channel, entre outras coisas. Os aplicativos podem ser instalados diretamente a partir da Messenger App Store, que deve receber mais opções em breve e permite que desenvolvedores interessados entrem na onda.

Confira alguns exemplos na galeria abaixo:

Quero o combo número 1, por favor

Somando-se a tudo isso, uma novidade igualmente promissora é o recurso Businesses on Messenger, que permitirá que os consumidores tenham conversas diretas e simples com empresas a respeito de suas aquisições e transações. A ideia é permitir que os usuários entrem em contato com as companhias para tirar dúvidas sobre compras recentes e até mesmo alterar seu pedidos em tempo real.

Mais do que apenas bater papo, os usuários que possuírem informações de cartão de crédito cadastradas e tiverem conversas abertas com determinadas marcas poderão até mesmo fazer compras diretamente do aplicativo de mensagens. Dessa forma, seria possível até mesmo pedir que sua rede de restaurantes favorita entregue uma refeição para você com uma simples mensagem de texto.

Segundo Zuckerberg, tanto o novo sistema de plataforma do Messenger quando o Businesses deve ser lançado em breve com a participação de alguns parceiros iniciais, mas nenhuma data específica foi divulgada. E você, está ansioso para ver as novidades em funcionamento? Acha que isso pode estragar a experiência enchendo o mensageiro de recursos inúteis e mensagens de spam? Exponha suas expectativas nos comentários abaixo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.