Facebook quer impedí-lo de postar fotos embaraçosas quando estiver bêbado

1 min de leitura
Imagem de: Facebook quer impedí-lo de postar fotos embaraçosas quando estiver bêbado
Imagem: Facebook

O Facebook está trabalhando em uma nova ferramenta que promete evitar muitos casos vergonhosos de pessoas que beberam além da conta e acabaram postando fotos das quais vão se arrepender mais tarde na rede social. Trata-se de um sistema inteligente que serviria como um assistente digital, capaz de reconhecer quando você posta imagens embaraçosas e impedindo-o de fazê-lo – ou ao menos avisando-o do que está fazendo.

Para tal, a empresa utilizaria um sistema chamado “deep learning”, que consiste, basicamente, em um sistema de inteligência artificial com um aprendizado extremamente avançado. Usando isso, o assistente seria capaz de distinguir, através uma imagem, se a pessoa está sóbria ou não – o que não é uma ideia muito distante, considerando o atual nível a que o reconhecimento facial chegou no próprio Facebook.

Yann LeCun, o pesquisador que atualmente lidera o laboratório do Facebook encarregado do projeto, explica um pouco de sua ideia sobre o sistema, de maneira resumida. “Imagine que você tinha um assistente digital inteligente que poderia mediar sua interação com seus amigos, e também com o conteúdo no Facebook”.

Adeus, privacidade?

Embora a ferramenta tenha seu potencial, não há como negar que ela pode juntar um bom número de pessoas insatisfeitas com relação à proposta. Afinal, ter um assistente pessoal como esses significa ter o Facebook vigiando suas informações ainda mais do que já faz – e a rede social já enfrenta uma boa dose de pessoa que reclamam da falta de privacidade do serviço.

LeCun, no entanto, pensa que o caso é justamente o contrário: o software estaria dando a você ainda mais controle sobre sua identidade online, afirma o site Wired. Usando isso seria possível, por exemplo, descobrir se alguém que você não conhece postar uma foto sua no Facebook sem sua aprovação, avisando a pessoa de imediato. “Você vai ter um único ponto de contato para mediar sua interação, mas também para proteger suas informações privadas”, explica.

Agora, será que o Facebook vai conseguir equilibrar o melhor dos dois mundos? Teremos que esperar para descobrir.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.