Você acha que pode ser uma pessoa neurótica? Não se preocupe: seu Facebook pode responder essa pergunta no seu lugar. De acordo com uma pesquisa publicada na revista Computers in Human Behavior, tanto pessoas extrovertidas quanto neuróticas postam uma quantidade consideravelmente alta de fotos na rede social.

Mas como diferenciar ambas? Simples: os extrovertidos tendem a mudar a capa de seu perfil constantemente, enquanto os neuróticos costumam lançar um enorme número de imagens por álbum.

Uma questão de aprovação e aparências

O motivo para esse maior número de uploads também tem explicação. “Neuróticos desejam fortemente serem aprovados”, disse Azar Efekhar, do departamento de psicologia da Universidade de Wolverhampton. “Como indivíduos socialmente ansiosos, eles vêem o Facebook como um lugar seguro para auto-expressão e para compensar suas deficiências offline”, continuou.

E por que um neurótico não tem um enorme número de postagens e comentários na rede? A resposta está na falta de habilidades sociais e de comunicação: “nossas descobertas sugerem que [neuróticos] procuram aceitação implicitamente através de uploads intensivos de fotos para parecerem mais atraentes e populares online, e para ‘manter as aparências’ ou acompanhar uma cultura visual popular”, afirmou ela.

Cupons de desconto TecMundo: