Falha no Facebook permite que os usuários vejam listas de contatos ocultas

1 min de leitura
Imagem de: Falha no Facebook permite que os usuários vejam listas de contatos ocultas
Avatar do autor

De acordo com o CyberInt, um grupo voltado para a defesa e a segurança das informações na rede, uma vulnerabilidade no Facebook permite que qualquer usuário descubra parte da lista de amigos dos outros. Se você é daqueles que colocam todas as suas informações no modo privado, provavelmente não vai gostar de saber que a sua lista de amigos é acessível a outras pessoas.

O problema não é necessariamente com você, mas sim com os seus contatos que possuem o perfil aberto e acabam por dedurar seu de forma inevitável. Quando alguém tem seus contatos visíveis, revela que tem ligação com você e, mais ainda, pode dizer quantos amigos em comum possui com o seu perfil.

Ainda que esta falha não seja capaz de revelar toda a sua lista de amigos, ela vai impedir você de se esconder completamente. Fora isso, esta vulnerabilidade revela que a sua privacidade depende das configurações alheias para funcionar de verdade.

Como funciona a falha

Como o CyberInt deixa claro em sua reportagem para o Mashable, tudo o que você precisa saber para descobrir mais sobre algum perfil é ter o conhecimento de algum contato da sua “vítima” que tenha perfil com a lista aberta. Para isso basta usar o link: https://www.facebook.com/[perfil da pessoa com a lista oculta]/friends?and=[perfil da pessoa com a lista aberta] — substituindo as partes indicadas.

Uma figura pública que podemos usar como exemplo deste experimento é Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, que possui os contatos ocultos. Já sabemos que não temos como ver absolutamente nada do CEO, mas seu amigo Chris Cox, o chefe da área de produtos da empresa, é dono de um perfil completamente aberto. Através dele, mesmo a despeito das configurações de privacidade de Zuckerberg, conseguimos acessar uma lista de 248 amigos que eles têm em comum.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Falha no Facebook permite que os usuários vejam listas de contatos ocultas