Facebook: entenda a diferença entre excluir e desativar uma conta

1 min de leitura
Imagem de: Facebook: entenda a diferença entre excluir e desativar uma conta
Imagem: Tnwcdn

Se você utiliza o Facebook há muito tempo, é normal que acabe enjoando dessa ferramenta. Por conta disso, pode ser que você queira se afastar da sua conta para dar prioridade a outras ferramentas do mesmo gênero ou apenas para tentar se “desviciar” — afinal de contas, há pessoas que passam muito tempo conectadas às redes sociais.

Para que isso aconteça, o Facebook oferece duas alternativas: desativar ou excluir a sua conta. Independente da sua escolha, o seu perfil não vai mais poder ser acessado por outras pessoas, resultando no afastamento que já foi citado logo acima. No entanto, nem todos sabem que há uma diferença bem significativa entre esses dois métodos de trabalho.

Para quem quer ir, mas vai voltar

De acordo com a definição publicada pelo próprio Facebook, desativar a conta é uma solução temporária para as pessoas que pensam em voltar para a rede social no futuro — independente de isso demorar ou não para acontecer. Dessa maneira, a sua linha do tempo vai desaparecer e as pessoas não vão poder acessar o seu perfil.

Conversas e outras interações que estavam em andamento vão continuar existindo, mas os seus contatos vão poder conferir apenas o seu nome, sem fotografia ou link para o perfil. Apesar disso, o Facebook vai manter todos os seus dados salvos, como janelas de chat, curtidas, álbuns feitos e demais informações deste gênero.

Assim, quando você decidir que é hora de voltar a “frequentar” o Facebook, toda a sua linha do tempo vai ser exibida como se você nunca tivesse desativado o perfil.

Quando você tem certeza...

Enquanto isso, a exclusão de conta é definida pelo Facebook como permanente. Isso quer dizer que os seus dados pessoais são totalmente excluídos do banco de dados da rede social, sem haver a possibilidade de você recuperar a sua conta posteriormente. Ou seja: essa é a solução para quem realmente não quer mais acessar o produto de Mark Zuckerberg.

Apesar disso, a rede social salienta que certas informações continuam copiadas no banco de dados por “motivos técnicos”, com fotos e notas sendo citadas como exemplos. No entanto, não há nenhuma identificação pessoal e outras pessoas não podem acessar nenhuma dessas informações.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.