App do Facebook poderá identificar qual música você está escutando

2 min de leitura
Imagem de: App do Facebook poderá identificar qual música você está escutando

Buscando aperfeiçoar ainda mais seus recursos inteligentes, a equipe de desenvolvimento do Facebook está trabalhando em uma atualização que promete “ouvir” o mundo ao seu redor.

De acordo com a informação do site Business Insider, o Facebook está trabalhando em um novo produto que pode identificar resultados sobre as músicas que você está ouvindo e incorporar na sua atualização de status.

Dessa forma, o app da rede social para smartphone vai poder reconhecer quando você está visualizando um determinando show na televisão ou escutando aquele seu artista favorito e facilitará o compartilhamento das informações, garantindo que seus amigos possam ouvir um pedaço da canção ou conferir a fanpage do programa que você está visualizando.

Ainda segundo o Business Insider, essa novidade será incorporada graças ao trabalho de parceria entre o pessoal do Facebook e as companhias de streaming como o Spotify, o Rdio e o Deezer, as quais vão desenvolver uma base de dados com milhões de sons que poderão ser identificados em apenas alguns segundos.

Briga direta com o rei do pedaço

A nova ferramenta pode ser uma ameaça direta ao Shazam, app especializado em identificar músicas. Com a presença desse recurso no software do Facebook, muitas pessoas simplesmente não terão mais motivo para usar o programa concorrente, visto que o usuário não vai precisar abrir dois aplicativos para realizar o reconhecimento da canção e o compartilhamento.

O recurso do Facebook parece ter sido aprimorado para trabalhar em velocidade surpreendente. Conforme o que a Business Insider conferiu no escritório do Facebook, a novidade consegue identificar os sons em apenas 15 segundos. Apesar de não ter feito um teste no mesmo local, o pessoal do site internacional afirma que esse tempo é menor que o do Shazam.

Vale notar que, de acordo com o Bloomberg, o Shazam estaria trabalhando em parceria com a Apple para oferecer um recurso similar de identificação de músicas. Com o Facebook na jogada, a briga parece que vai ficar bem séria, mesmo que ainda não tenhamos uma confirmação do que a Maçã e o Shazam estão aprontando.

Como usar?

O aplicativo do Facebook será atualizado aos poucos de acordo com um cronograma determinado por regiões geográficas, portanto não há uma data específica para que você receba a novidade no seu smartphone.

Para usar é bem simples. Basta criar uma nova postagem e clicar no ícone de “O que você está fazendo” (aquele que tem um smiley). Ao usar a novidade pela primeira vez, você terá de dar autorização ao Facebook para ativar a funcionalidade.

Um pequeno ícone com várias barras dinâmicas em azul comprova que o Facebook está ouvindo o som ambiente. Depois que o aplicativo reconhecer a canção, ele mostrará o resultado no topo da lista. Clique sobre o artista e poste a informação para seus amigos, que poderão ouvir uma prévia de 30 segundos do conteúdo.

O Facebook está investindo neste recurso, pois, segundo as estatísticas, as pessoas usaram mais de 5 bilhões de vezes a função de “O que você está fazendo”. Com tal facilidade, os usuários poderão compartilhar tudo com mais rapidez. O que você achou da ideia?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.