Facebook suspende perfil de italiana por foto de duas mulheres se beijando

1 min de leitura
Imagem de: Facebook suspende perfil de italiana por foto de duas mulheres se beijando

O Facebook suspendeu o perfil de uma usuária italiana porque ela postou uma foto de duas mulheres se beijando. O motivo da suspensão? De acordo com a mensagem enviada pelo Facebook, foi uma infração das regras de uso da rede social, porque mostra imagens de "nudez e pornografia".

Carlotta Trevisan, uma mãe de 28 anos, publicou a foto no sábado (17) por causa do Dia Internacional Contra a Homofobia e a Transfobia. Entretanto, alguns dias depois, ele teve sua conta de volta e postou a imagem que gerou a suspensão da conta como foto de perfil.

Denúncias contra a imagem

A provável razão que levou à suspensão da conta foram as denúncias contra a imagem. Em entrevista ao jornal La Stampa, Carlotta afirmou que um usuário disse que a imagem era “nojenta”, enquanto outro disse que “precisava proteger seus filhos pequenos”.

O Facebook teria encontrado em contato com a italiana, pedindo a retirada da imagem do ar e, diante da recusa de Carlotta, a rede social ameaçou a suspensão de sua conta. A fotografia postada por ela faz parte de um banco de imagens e é popularmente usada para representar a união homossexual.

Vídeo de mulher sendo decapitada só foi retirado depois de polêmica

Violência permitida

O maior contrassenso nessa história é que a rede social permite a postagem de fotos e vídeos contendo violência explicita, já que esse tipo de conteúdo “não viola os padrões de comunidade do Facebook".

O caso mais emblemático foi o vídeo de uma mulher sendo decapitada no ano passado, compartilhado livremente pela rede social. O Facebook não retirou do ar imediatamente porque considerou que não era um caso de violação dos termos do site, já que as pessoas que o estavam compartilhando faziam para condenar o ato. Entretanto, após polêmica, o vídeo foi retirado do ar.

Mas muitos outros casos de vídeos e fotos com violência explícita foram mantidos na rede, ou bloqueados apenas após as denúncias de usuários. Já mães que publicaram fotos amamentando ou imagens a favor dos direitos dos homossexuais, com pessoas do mesmo sexo se beijando, não são aceitas pela rede social, que bloqueia a conta de quem publica este tipo de conteúdo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.