Facebook pede alteração de senhas por conta de ataque ao Adobe

1 min de leitura
Imagem de: Facebook pede alteração de senhas por conta de ataque ao Adobe

(Fonte da imagem: Reprodução/TheVerge)

Ainda em outubro, a Adobe sofreu uma invasão realmente séria, sendo que o alvo foi o seu banco de dados. Por conta disso, caso você tenha feito o cadastro em algum serviço da empresa, há chances de que o seu endereço de email e a senha utilizada tenham sido expostos — você pode saber mais sobre o assunto clicando aqui.

Acontece que esse problema não se restringiu a Adobe e seus produtos. Como algumas pessoas utilizam as mesmas senhas em diferentes sites e programas, o Facebook está trabalhando para identificar quem tem o mesmo código protegendo a sua conta na rede social, como forma de proteção.

Para que isso seja possível, os engenheiros do Facebook estão cruzando os seus próprios dados com uma lista pública do vazamento da Adobe. Dessa maneira, sempre que uma senha é identificada como igual, o pessoal da rede social envia um aviso, pedindo para que a pessoa altere o código usado e aumente a segurança do próprio perfil.

Passando por alguns filtros...

Aviso emitido pelo Facebook. (Fonte da imagem: Reprodução/Engadget)

Caso isso aconteça com você, a alteração não vai ser tão simples quanto é normalmente. Com a intenção de verificar que você ainda é o dono do seu cadastro, algumas perguntas vão ser feitas — possivelmente relacionadas aos seus amigos, por exemplo. Além disso, a sua conta vai ser temporariamente tirada do ar até que a nova senha seja definida.

Com isso, o Facebook espera aumentar a segurança de seus usuários, assim como se distanciar do acontecido com os serviços da Adobe. Dessa maneira, caso você suspeite que o seu nome esteja dentro da lista de atingidos pelo ataque, fique atento a qualquer aviso que a rede social possa emitir sobre a sua conta.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.